| Marcelo Ferrazoli/Assessoria Luso |
![]() |
| Maria Simei Pieper com o troféu de campeã conquistado em Copacabana |
Instrutora das aulas de tênis de praia da Luso, Maria Simei Pieper sagrou-se campeã brasileira no Copacabana Open de Beach Tennis, realizado no Rio de Janeiro entre 27 de abril e 1 de maio, torneio que teve a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Competindo na categoria Simples Feminina A, Pieper foi campeã após vencer cinco jogos, superando na final a gaúcha Raquel Rieck Cruz por 8 a 6. "Mais do que uma conquista pessoal, ter vencido uma competição tão significativa como essa representa mais um passo para estimular e popularizar ainda a prática desse esporte em Bauru", enfatiza a professora da Luso.
Pieper tem grande experiência e currículo recheado na modalidade. Iniciou a prática do tênis de praia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2014 e, posteriormente, se aperfeiçoou e evoluiu com aulas e cursos com profissionais de renome do esporte, como Narck Rodrigues (técnico da Seleção Brasileira de Beach Tennis), Placido Russo, o Juca (assistente técnico da Seleção Brasileira e técnico da Seleção Paulista de Beach Tennis) e Samatha Barijan (atleta que figura na décima-terceira colocação do ranking mundial de Beach Tennis).
Também conquistou vários títulos na modalidade, tendo sido campeã dos torneios nas praias de Copacabana (2015), Flamengo (2016) e por equipes em Copacabana (2016), além dos vice-campeonatos do Torneio ITF da Barra da Tijuca (2015) e dos Jogos de Verão na Praia de Ipanema (2015).
CAMPEÕES
O Copacabana Open de Beach Tennis, uma das mais importantes competições do País da modalidade e a primeira de caráter internacional disputada em solo carioca, reuniu cerca de 900 atletas, muitos da elite mundial da modalidade, como os italianos Alessandro Calbucci (maior campeão e eleito três vezes o melhor do mundo), Luca Cramarossa e Marco Garavini, duo número um do ranking mundial na categoria masculina, além de Bacchetta e Gasparri, dupla líder do ranking mundial e também todas as jogadoras da lista top 10 do mundo.
E foram justamente os italianos que dominaram o pódio da competição. Federica Bachetta e Giulia Gasparri foram as grandes campeãs no feminino. Na decisão, a dupla número 1 do mundo venceu a brasileira Rafaella Miiller e sua parceira, a alemã Maraika Biglmaier, por 6/3, 4/6 e 6/4 e conquistou o título.
No duelo de italianos no masculino, Luca Cramarossa e Marco Garavini venceram os multicampeões Alessandro Calbucci e Michele Cappelletti por 0/6, 6/1 e 6/4 e ficaram com o caneco.
Outra atração do evento foi o treino da Seleção Brasileira, que contou com a presença de nomes como Rafaella Miiler, Joana Cortez, Vini Font, entre outros atletas de ponta do cenário nacional.
