Geral

Hospital das Clínicas começa a funcionar só em 2020


| Tempo de leitura: 2 min

Em reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, na manhã dessa terça-feira (15), o diretor regional de Saúde do Estado, Paulo Eduardo de Souza, informou que o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP) começará a funcionar em dois anos, ou seja, em 2020, no prédio do Centrinho. Ele também disse que o Hospital Manoel de Abreu deve voltar a funcionar em 2019, afirmou.

O encontro foi chamado pela presidente da Comissão, a vereadora Telma Gobbi (SD), para discutir soluções para a falta de leitos nos hospitais da cidade. Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) determinou ações que deverão ser tomadas pelo município, Estado e Famesp para o aumento de leitos, como o aproveitamento de mais espaços do Hospital de Base (HB) e do Instituto Lauro de Souza Lima, mais vagas em UTI e o município podendo assumir a Cross.

Outro assunto discutido ontem foi a gestão do Hospital de Base (HB). O secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin, disse que a proposta está sendo discutida com o novo governo do Estado. A Famesp, que mandou representantes ao encontro, destacou que apesar de receber R$ 8,5 milhões para a unidade, o custo chega a R$ 9,5 milhões.

Participaram da reunião ainda o secretário de Finanças, Everson Demarchi, diretores da Famesp, conselheiros municipais de Saúde, e os vereadores Yasmim Nascimento (PSC) e Carlinhos do PS (PV) - membros da comissão - e Coronel Meira (PSB), José Roberto Segalla (DEM) e Natalino da Silva (PV). Este último, inclusive, recebeu o pedido da família de uma moradora da cidade, Elisabete Souza e Silva, 48 anos, que é deficiente física, está com pneumonia e aguardava desde sexta-feira por transferência para UTI Neurológica. A Defensoria fez o pedido da vaga. 

Nesta manhã de quarta-feira (16) a assessoria de imprensa da Famesp informou que por volta de meia-noite foi direcionada para ela uma vaga no Hospital Estadual de Bauru.

Comentários

Comentários