O Noroeste tem partida decisiva pela Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta segunda-feira (6), às 19h15, contra o Visão Celeste-RN. A entrada é gratuita para o jogo no estádio Alfredo de Castilho, e a vitória é fundamental para o time continuar na disputa por uma vaga na próxima fase. O Alvirrubro perdeu na estreia da competição por 3 a 1 para o Grêmio Novorizontino, na semana passada, e portanto vencer o adversário nordestino virou obrigação.
Depois do jogo desta segunda, o Noroeste ainda terá mais uma partida nesta primeira fase, pelo Grupo 4, contra o Botafogo-RJ, na quinta-feira (9). Para o confronto com o clube potiguar, o técnico Luciano Sato deve fazer duas ou até três alterações no time titular. “A nossa equipe fez um bom jogo na estreia, dominamos a partida toda, mas alguns jogadores sentiram o nervosismo da estreia, além disso saímos atrás no placar e tivemos que correr atrás do resultado o tempo todo. Acabamos prejudicados ainda pela não marcação de dois pênaltis. A tendência é ter algumas mudanças para o começo do jogo, alguns jogadores entraram bem e podem ganhar uma chance”, afirma, em entrevista ao JC.
As alterações devem acontecer na defesa e no ataque. O lado esquerdo foi bastante criticado pela torcida, e com isso o volante Matheus Dário, que atuou improvisado na função, pode dar espaço ao lateral-esquerdo Kaique, que entrou no segundo tempo da derrota para o Novorizontino. No ataque, Zé Paulo também entrou no primeiro jogo e pode ganhar a vaga de João Vitor. E no meio de campo, o volante Pedro pode ficar com a posição de Gustavo. Todas essas modificações já foram tentadas durante a partida com o Novorizontino e tem chance de ocorrer, desta vez, já para o início do jogo com o Visão Celeste. Na preliminar, às 17h, o Botafogo enfrenta o Novorizontino, em duelo pela liderança da chave.
O ADVERSÁRIO
Na sua estreia, o Visão Celeste perdeu por 2 a 0 para o Botafogo, mas conseguiu boa atuação, e só levou os dois gols na segunda etapa. “O Visão Celeste tem um bom time, jogou de igual para o Botafogo, acabou perdendo no segundo tempo quando cansou um pouco e o adversário manteve o mesmo ritmo. Teremos um jogo difícil, o adversário é bom, mas temos condições de fazer o resultado, a partida virou uma decisão em função da derrota na estreia, vamos jogar buscando a vitória”, frisa.
PRIMEIRO JOGO CONTRA CLUBE DO RN
O Visão Celeste, de Parnamirim, é o primeiro adversário do Rio Grande do Norte que o Noroeste enfrentará em uma Copa São Paulo. Nas participações anteriores, o Norusca já encarou por nove vezes adversários do Nordeste, dos estados de Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Bahia e Piauí, e o retrospecto é de cinco vitórias do Noroeste e quatro derrotas.
Em 1991, o Noroeste venceu o Santa Cruz-PE por 2 a 0 e o Moto Club-MA por 1 a 0, ambos na primeira fase, em Bauru. Já em 1993, perdeu para o Bahia, 5 a 2, e o Vitória, 2 a 1, os dois pela segunda fase, em Araras. Já em 2005, o Noroeste bateu o Santa Cruz, novamente em Bauru, por 2 a 0, e no ano seguinte perdeu para o Corinthians-AL por 3 a 2, na única derrota do Alvirrubro para uma equipe do Nordeste pela Copinha atuando em casa.
Os confrontos seguintes foram em 2007 – vitória por 5 a 4 contra o Comerciário-MA, em Barueri, depois em 2011 – derrota para o Bahia por 1 a 0, em Taboão da Serra, e em 2015 – vitória com goleada de 4 a 0 diante do Comercial-PI, em Bauru.
FICHA TÉCNICA
Noroeste X Visão Celeste
Noroeste: Douglas Dida; Ryan Macedo, Guilherme, Pedro da Dalto e Kaíque (Matheus Dário); Dexter, Gustavo e Paulinho; Ramón, Zé Paulo (João Vitor) e Luccas Paraízo. Técnico: Luciano Sato.
Visão Celeste: João Victor; Pedro, Natan, João Paulo e Victor; Ítalo, Marcelo, Odair e Bisneto; João e Gabriel. Técnico: Hélio Florêncio.
Árbitro: Wagner Francisco Salviano da Silva
Horário: 19h15
Local: Estádio Alfredo de Castilho