Geral

Pais antecipam compra de material escolar para garantir as promoções

Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 2 min

Deixar a compra do material escolar dos filhos para a última hora começa a ser, definitivamente, página virada na realidade de muitos consumidores de Bauru. Em lojas de papelaria da cidade, a procura por estes itens começou cedo, já na segunda semana de janeiro, após o período de festas.

Trata-se de uma tendência que vem se consolidando ao longo dos últimos anos, conforme atesta uma das principais redes de papelaria de Bauru, a Jalovi, que serve como "termômetro" do segmento. "Normalmente, o movimento ficava mais intenso somente a partir do dia 20 de janeiro, na semana que antecede o início das aulas. Agora, percebo que os pais estão se programando melhor", observa Nilo Sérgio Alves Junior, gerente de uma loja localizada no Altos da Cidade.

Segundo ele, entre as vantagens de antecipar as compras de material escolar, além de evitar tumulto, está a garantia de encontrar maior variedade de produtos e, por consequência, de preços. Isso porque, além das novas coleções, as papelarias levam às gôndolas itens de estoque de anos anteriores, com preços bastante atrativos.

"O reajuste em derivados de papeis para a nova coleção foi de cerca de 8%, mas, de modo geral, houve estabilidade na comparação com 2019. De qualquer forma, o consumidor que se antecipar vai encontrar alguma variedade de materiais de anos passados", reforça.

VANTAGENS

Foi esta uma das vantagens que levou a dona de casa Nathália Martins, 34 anos, às compras nesta segunda-feira (6). Na companhia da filha Laura Teixeira, 5 anos, ela escolheu os itens escolares da pequena, que começará a cursar o primeiro ano do ensino fundamental em 2020.

"Agora, tem bastante coisa em promoção. Então, dá para conciliar melhor, escolhendo itens mais caros com outros mais baratos. Fora isso, como saiu o pagamento, dá para comprar à vista e pedir algum desconto", opina.

A psicóloga Mariângela de Toledo Soares, 59 anos, também levou a neta Isabella Fernandes Dias, 11 anos, para escolher o material escolar para esta volta às aulas. A decisão por se adiantar nas compras partiu da garota, que não quis correr o risco de ficar sem as diversas opções que o consumidor consegue encontrar nestes primeiros dias do ano.

"Além disso, se deixar para última hora, fica muito tumulto. Não dá para escolher as coisas com tranquilidade", comenta Mariângela. Segundo Isabella, a intenção era selecionar materiais, como cadernos e estojo, com as estampas que mais agradassem.

Nesta volta às aulas, acrescenta Nilo Sérgio Alves Junior, alguns personagens e temas devem dominar a preferência dos consumidores infantojuvenis, como o desenho do youtuber Lucas Neto, a boneca Lol, Baby Shark, Patrulha Canina e a série La Casa de Papel.

Comentários

Comentários