O closet dos sonhos

23/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Quem não gostaria de ter um closet dos sonhos? Sabe aquele que você gostaria de morar dentro dele? Pois saiba que é possível!

Com raríssimas exceções, esse ambiente é o queridinho, e o sonho de consumo da maioria das pessoas. Para isso, o ideal é investir tempo e “estudo”, definindo suas necessidades e prioridades. Pois bem, ter um closet bem projetado ajuda a manter o quarto mais organizado, além de tornar mais prático o seu dia a dia, facilitando a rotina na hora da escolha dos looks!

Nos projetos mais antigos, na maioria das vezes os quartos não foram planejados com um closet. Então, é muito comum a adaptação de outros cômodos para esse fim, como quartos que não estão sendo utilizados ou um banheiro próximo que possa ser resignificado.

Se você possui algum cantinho da casa, perto do seu quarto, que está subutilizado, vale a pena pensar em transformá-lo no seu closet. Dessa maneira, você consegue aumentar o espaço do seu quarto.

Lembre-se de que não é necessário um espaço grande para a criação de um closet, tudo vai depender do espaço livre que você possui, e principalmente, do seu acervo. Se o projeto for bem calculado integrando esses dois itens, tenha certeza de que será sucesso. Nesse momento a parceria de uma personal organizer, é fundamental!

Agora, vamos falar sobre as medidas básicas para que o seu closet seja “dos sonhos”. Para ter certeza de que todas as suas peças e itens tenham seu local adequado, cada uma com a sua “casinha”, atente-se às medidas. Porém, leve em conta suas características pessoais. Como altura, tamanho do pé e até a sua estrutura corporal. A altura de um cabideiro não poderá ser a padrão, por exemplo, para uma pessoa de 2 metros de altura!

• Para garantir a circulação adequada, reserve no mínimo 60 cm de “corredor”. E esse será o espaço que você vai transitar, abrir portas, gavetas e utilizar para se vestir. Mas, se esse espaço for dividido com mais pessoas, o ideal é que seja um pouco maior, até 80 cm.

• Uma “ilha” no centro é sempre uma excelente opção para quem tem espaço disponível. Acessórios, bijoux, lingerie e joias acomodam perfeitamente nesse espaço.

• A iluminação é importantíssima, toda a área deve ter iluminação direta, nenhum nicho pode escapar. Uma excelente opção é a iluminação interna, diretamente nos cabideiros. Se você mora em casa, uma claraboia, cúpula, átrio, lanternin... são sempre ótimas soluções.

• A profundidade padrão do armário é de 55 cm

• Para maleiros considere de 35 a 45 cm de altura, confira o tamanho das malas/mochilas que você utiliza com mais frequência, elas devem estar sempre à mão. Dê preferência para guardá-las “de pé” e na lateral, assim você otimiza o espaço.

PARA CABIDEIROS

• Blusas e camisas: 90 a 110 cm de altura

• Vestidos curtos e saias longas: de 120 a 150 cm, e vestidos longos de 165 a 190 cm

• Cabideiro de calças: 85 cm de altura.

• Cabideiro aéreo,  instalado na altura dos maleiros, é ótima opção para quem tem pouco espaço, mas atenção: eles não suportam muito peso, então priorizes peças mais leves.

OUTRAS DICAS

• Reserve espaço para espelho de corpo inteiro.

• Priorize uma superfície de apoio, para auxiliá-la na hora da escolha dos looks, ou mesmo no momento de guardar as peças que vierem da lavanderia.

• Coloque ganchos espalhados pelo cômodo, para cabides de roupas já separadas e passadas. No caso da roupa separada para uma ocasião especial.

O assunto é bem detalhado, então aguarde nossa próxima coluna, daqui 15 dias, continuaremos com medidas e funcionalidades de gavetas, prateleiras e sapateiras. Até!

Excelente semana!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.