Internacional

Putin alerta para catástrofe global

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (14) que qualquer confronto direto das tropas da Otan com Moscou levaria a uma "catástrofe global".

"Espero que aqueles que estão dizendo isso sejam inteligentes o suficiente para não tomar essas medidas", disse o russo em uma entrevista coletiva na capital do Cazaquistão, Astana. O tom apocalíptico de Putin vem em meio a um novo acirramento nos combates da Guerra da Ucrânia e um dia após o chefe da diplomacia da União Europeia ter ameaçado aniquilar o Exército da Rússia em caso de uso de armas nucleares contra Kiev. "Não será uma resposta nuclear, mas uma tão poderosa do lado militar que o Exército russo seria aniquilado", advertiu o espanhol Josep Borrel.

SATÉLITES

Imagens de satélite registradas ao longo da última semana mostram a dimensão do novo capítulo da Guerra da Ucrânia, iniciado com a explosão da ponte que conectava a Rússia à Crimeia no sábado (8). Os registros são da Maxar, empresa americana de tecnologia aeroespacial.

Um caminhão-bomba explodiu na estrutura construída sobre o estreito de Kertch --rota crucial de abastecimento para as tropas de Vladimir Putin no país invadido-- e, na sequência, provocou um incêndio em sete tanques de um trem que transportava combustível.

A ponte havia sido inaugurada em 2018, quatro anos depois da anexação da Crimeia pela Rússia, e representava um símbolo da conquista.

Comentários

Comentários