Cultura

Começa amanhã a 26.ª Mostra Arte sem Barreiras

Programação vai de 17 a 23 de outubro, com atividades gratuitas, contempladas pelo Programa Juntos Pela Cultura

16/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min

A partir desta segunda-feira (17), o Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves" recebe a 26.ª Mostra Arte sem Barreiras, um evento que visa a valorização da produção artística e a promoção da inclusão por meio da arte das pessoas com deficiência. A solenidade de abertura será às 19h30. 

Com atrações como artes visuais, teatro, dança, circo, cinema e música, o projeto incentiva a discussão e a formulação de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão socioeconômica desse público.

A Secretaria Municipal de Cultura é correalizadora da ação e conta com o apoio do Sesi Bauru, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, secretarias Municipais de Educação e do Bem-Estar Social e Diretoria de Ensino de Bauru.

"O grande diferencial deste ano é o fato de termos sidos contemplados pelo Programa Juntos Pela Cultura, no edital Retomada SP, que possibilitou a contratação de atrações profissionais de fora", explica Susana Libório, agente cultural da Divisão de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. "Também é muito bom retornarmos depois de dois anos de pausa, por conta da pandemia". 

A agente também ressalta a importância da realização da mostra na cidade de Bauru. "É um evento muito longevo. É muito legal conseguirmos fazer algo que passou por tantas administrações diferentes. É uma oportunidade de dar visibilidade ao talento das pessoas com deficiência", afirma.

PROGRAMAÇÃO

A programação da 26.ª edição da Mostra Arte sem Barreiras vai de 17 a 23 de outubro, de forma totalmente gratuita.

Na segunda-feira (17), das 19h30 às 21h, o público poderá acompanhar solenidade de abertura e vernissage da exposição "Arte e Inclusão", com obras de alunos/artistas da Apae Bauru e Sorri-Bauru.

Também estará disponível a exposição da maquete tátil da Casa Ponce Paz/Pinacoteca de Bauru, desenvolvida pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e Letras-Tradutor do Unisagrado.

O público ainda é convidado a apreciar a apresentação do músico Lucas Gimenes Pires, que tem 26 anos e está estudando para ser ator e dublador; e o espetáculo de dança "O desafio do movimento", com a Cia. Rodas que Dançam, grupo de Lençóis Paulista formado por bailarinos com e sem deficiência, sendo os integrantes sem deficiência considerados bailarinos de apoio.

O espetáculo "O desafio do movimento" foi idealizado para representar no palco, através da dança, todo o processo de construção de cada coreografia, sendo que para cada um dos integrantes, especialmente as pessoas com deficiência, cada movimento realmente representa um desafio. 

A classificação indicativa das atividades é livre. O período de visitação das exposições vai de 17 a 23 de outubro.

Já na terça-feira (18), das 14h às 16h, as escolas estaduais e entidades que atendem PcD de Bauru e região farão apresentações artísticas, também de classificação livre. 

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.