Jaú - A Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com vários apoiadores, promove, até 15 de setembro, a 7ª edição do Festival Literário de Jaú, que conta com várias oficinas ao longo dessa semana.
“As inscrições das oficinas para as pessoas que gostam de escrever, ler, que tem interesse em adquirir aprimoramento ou novos conhecimentos estão abertas. Teremos oficinas de escrita poética e literatura urbana por meio do rap. As atividades são totalmente gratuitas, mas tem limite de vagas (no máximo 20 vagas). Faça já sua inscrição por meio do telefone 3602-4777”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.
Programação:
7º Festival Literário de Jaú
13 de setembro (quinta-feira)
Pocket Show com Alien Man
Local: Museu Municipal
Horário: 21h
14 de setembro (sexta-feira)
Espetáculo “Lá onde mora a saudade”, com a Cia Polichinelo
Local: CEU – Jardim Dona Emília
Horário: às 10h e 14h
Batalha do Conhecimento
Local: Museu Municipal
Horário: 19h
Sarau Academia Jahuense de Letras
Local: Museu Municipal
Horário: 20h
15 de setembro (sábado)
Sábado na Praça, com apresentação musical de Caio Graciano, Feira de Livros e Contação de História
Local: Praça da República
Horário: 9h
Oficinas
10 e 11 de setembro (segunda e terça-feira)
Workshop de Literatura: Laboratório Poético
Mediadora: Angélica Freitas – coeditora com os poetas Fabiano Calixto, Marília Garcia e Ricardo Domeneck da revista de poesia Modo de Usar & Co., para a qual traduziu poetisas hispano-americanas. Seu trabalho já foi ligado por críticos como Ricardo Domeneck a poéticas medievais como a das fatrasies, o que a liga também a poetas satíricos e do nonsense, além de dadaístas.
Local: Museu Municipal
Horário: das 19h às 23h
25 vagas
Neste laboratório, por meio de leitura e exercícios, os participantes vão treinar e aguçar suas habilidades como poetas, e darão início a uma prática de escrita que os levará a descobrir os poemas que precisam escrever.
12 e 13 de setembro (quarta e quinta-feira)
Oficina de Introdução ao Rap – Ritmo e Poesia
Mediador: Fernando Alien – Professor instrutor de Rap: composição, noções de rimas, ritmo e performance de palco.
Local: Museu Municipal
Horário: das 19h às 23h
25 vagas
Esta oficina tem como principal objetivo introduzir aos participantes a compreensã do processo em que se deu o surgimento do estlo musical Rap. Também se deseja apresentar os valores políticos da cultura Hip Hop e a sua inserção nas periferias das grandes cidades, suas reivindicações e percepção das mazelas da sociedade. Por meio do trabalho gradual de cada encontro, a ideia é introduzir os participantes na arte musical por meio dp Rap, fortalecendo o raciocínio, memória e escrita, e a interpretação de texto para composição de letras deste tipo de produção artística.