Geral

Pancs: flores para cultivar e comer na Ceagesp em Bauru


| Tempo de leitura: 3 min

Divulgação 
 
9.ª Ceagesp em Flor começou nesta sexta-feira (21)  

Divulgação
A tagete produz flores comestíveis, inclusive usadas como açafrão para dar cor a omeletes e massas

Fugir de alimentos que contêm agrotóxicos é preocupação de muita gente. E o cultivo em casa das pancs, plantas alimentícias não convencionais, permite dar um toque de beleza ao jardim ou varanda e, ainda, produzir alimento saudável. Só no Brasil, há milhares de espécies catalogadas entre flores, folhas e frutos que oferecem alto valor nutricional e se desenvolvem facilmente. Muitas delas estarão à venda na 9.ª Ceagesp em Flor, que começou nesta sexta-feira (21) em Bauru e abre a primavera (a estação começa nesse sábado).

O evento, que tem entrada gratuita, terá 60 expositores, praça de alimentação e espaço kids para a garotada. A ONG Formiguinhas de Bauru vai promover uma feira de adoção de animais nos dias da festa e docentes da FIB oferecerão cursos gratuitos de jardinagem, paisagismo e cultivo de plantas. No sábado, o Ineb vai aferir pressão arterial e índice glicêmico dos interessados gratuitamente.

COMESTÍVEIS

Para pessoas que têm pouco tempo ao cultivo, mas desejam preencher um cantinho ensolarado da casa, a tagete é uma boa alternativa de panc. Ela produz flores comestíveis, inclusive usadas como açafrão para dar cor a omeletes e massas.

Da begônia, dá para sair um belo snack de folhas fritas empanadas ou acompanhadas com arroz.

A murta, ou popular dama da noite, por exalar cheiro característico, fornece frutos que servem no preparo de geleia ou refresco. As flores são usadas para chás, a exemplo da lavanda. Uma boa pedida para acompanhar o café da tarde em uma receita de bolo de lavanda com limão siciliano.

Presente no prato do mineiro, a taioba ainda é uma panc em solo paulista. Sua folha de aparência rústica substitui a couve, se servida picada e refogada. E, ainda, para incrementar bolinhos de arroz.

De sabor picante, as folhas da capuchinha acompanham saladas ou complementam o tempero de molhos.

Já popular amor-perfeito, que se desenvolve com facilidade, é também aproveitada na culinária. Folhas e flores se tornam ingredientes em saladas, sopas e geleias.

O EVENTO

Com entrada gratuita e amplo estacionamento à disposição dos visitantes, a 9.ª Ceagesp em Flor promete muitas novidades em jardinagem, paisagismo, decoração e artesanato. E para a comodidade dos visitantes, o espaço terá praça de alimentação com produtos variados.

O funcionamento da feira será das 9h às 20h hoje e amanhã. Já no domingo, encerramento, o horário será das 9h às 18h. "Convidamos a todos para participar desta festa, um evento preparado com todo carinho para Bauru e região com o objetivo de divulgar nosso trabalho. Aqui na Ceagesp temos um verdadeiro shopping das flores, que pode ser visitado o ano inteiro, de segunda-feira a sábado. Este é um bom momento para quem quer conhecer o espaço de visitá-lo e conferir boas oportunidades de compra", finaliza.

SERVIÇO

A 9.ª Ceagesp em Flor será das 9h às 20h sexta (21) e sábado (22). Já no domingo (23), o horário será das 9h às 18h. A Ceagesp fica na avenida Nações Unidas, 50-98, Geisel. Entrada e estacionamento gratuitos.

Comentários

Comentários