Geral

Morre o fundador do Hotel Obeid

Rafael de Paula
| Tempo de leitura: 2 min

Flávio Guedes/Divulgação
Joseph Obeid também foi membro da Diretoria da Associação Monte Líbano de Bauru e presidente do Conselho da Associação Comercial e Industrial

Morreu, no começo da tarde desta sexta-feira (19), aos 78 anos, o empresário Joseph Khalil Obeid, fundador do hotel que leva o seu sobrenome na Nações Unidas, em Bauru. De acordo com a família, Joseph estava internado no Hospital da Unimed da cidade e passava por um tratamento. Além de empresário, Obeid foi membro da Diretoria da Associação Monte Líbano de Bauru e presidente do Conselho da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) até janeiro deste ano.

Joseph também teve participação em diversas entidades bauruenses, como a Associação Recuperação Florestal e Ecológica Região Bauru (Aciflora), Clube de Automóvel de Bauru, Associação Rural do Centro-Oeste Paulista (Arco) e Rotary Terra Branca. Ele também era membro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e da Associação Brasileira do Cavalo Paint (ABC Paint).

A família Obeid chegou a Bauru no final da década de 40 e logo se destacou no comércio varejista, com diversas lojas na cidade. Joseph Khalil também era fazendeiro e pecuarista.

Arquivo Pessoal

LEGADO

O empresário nasceu no Líbano em 1941, obteve a naturalização brasileira em 1982 e, em 1997, fundou o Hotel Obeid. O filho Khalil Kyrillos destaca a cordialidade do pai e o perfil apaziguador. "O legado que ele deixa é o amor à família e a Deus. Meu pai sempre valorizou a humildade, a solidariedade e o carinho pelos funcionários", lembra. "O gigante descansou. Melhor pai, avô, amigo e mentor que poderíamos ter. O herói sucumbiu", escreveu o filho, em uma rede social.

Em entrevista ao JC, em 2010, Michele Kyrillos Obeid, também filha de Joseph, falou sobre a importância do pai na sua vida. "Ah, meu pai é fantástico. Ele tem uma história de vida maravilhosa, é uma pessoa humilde, correta, justa e sempre deu muito carinho e atenção para a gente. Eu preciso dizer que, o que eu sou hoje, eu devo a ele e a minha mãe", disse, na época.

UM AGLUTINADOR

A morte de Joseph também repercutiu no meio empresarial bauruense. "Ele trouxe empreendedorismo para Bauru. Uma história de sucesso. Para a Acib, Joseph Obeid foi um reduto de aconselhamento e de ponderação nas decisões. Um aglutinador entre as direções da entidade", diz Reinaldo Cafeo, presidente da associação comercial e industrial, que também emitiu uma nota de pesar sobre a perda.

ADEUS

Joseph Obeid era viúvo de Maria Elisabeth Obeid. Deixa, além de Khalil e Michele, a filha Francine Kyrillos Obeid; a nora Carina; e dois netos, Elisabeth e Joseph Khalil.

O velório está sendo realizado no Centro Velatório Terra Branca, na quadra 5 da rua Gerson França. O sepultamento está previsto para hoje, às 16h30, no Cemitério da Saudade.

Comentários

Comentários