Contexto Paulista

Turismo: 10% do PIB paulista

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

21/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min

O setor de turismo cresceu 7,7% no Estado de São Paulo no primeiro trimestre de 2019, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo divulgados pela agência oficial InvestSP. Mantida essa taxa de crescimento, o volume de movimentações e atividades turísticas deverá registrar R$ 279 bilhões neste ano, segundo a mesma fonte. Com essa atualização, o setor já representa 10% do PIB paulista.

Estado turístico

O Estado de São Paulo conta com 622 quilômetros de praias e 138 mil hectares de Mata Atlântica, diversos parques e reservas florestais, cavernas, rios e cachoeiras, além de espaços para esportes aquáticos, esporte de aventura e ecoturismo. São mais de 300 cidades com potencial turístico e 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas, além da capital, com atividade cultural e artística e culinária diversificada.

Campanha

Para realçar essa riqueza natural e a infra-estrutura de atendimento turístico no Interior Paulista, litoral e a capital, o governo lançou campanha publicitária nacional para incentivar a população de outros estados a visitar os diversos destinos do Estado de São Paulo. Em paralelo, a secretaria estadual de Turismo liberou no primeiro semestre deste ano R$ 70,5 milhões para 97 cidades com o objetivo de executar obras para infraestrutura e, dessa forma, aumentar do fluxo de visitantes. Entre as obras, estão a colocação de sinalização turística nas ruas dos municípios e comunicação visual dos atrativos turísticos; reurbanização de orlas das praias; implantação de centro de informação ao turista; construção de pavilhão para feiras e multieventos; reforma de mercado municipal; implantação de boulevard gastronômico e revitalização de acessos às cachoeiras; e revitalização de área no entorno de estádio.

Férias de julho

O Interior de São Paulo foi um dos principais destinos turísticos mais procurados para as férias de julho deste ano, segundo a Agência Brasil, do governo federal. Os dados se baseiam em levantamento fornecido pela a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). De acordo com a entidade, a instabilidade econômica fez os consumidores mudarem o comportamento e os destinos de suas viagens, mas manteve o setor do turismo aquecido. Com a nova conjuntura, roteiros pelo interior do Brasil ganharam ainda mais força, com destaque para São Paulo.

Jornalismo regional em debate

No dia 3 de setembro, será promovida a segunda edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário - A Comunicação que Cria Laços, no Teatro Unibes Cultural, na capital. O encontro conta com o apoio da Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ). "Queremos debater a importância do jornalismo em nossas comunidades e os novos caminhos que surgem para a prática da comunicação com apoio da evolução tecnológica", afirma o publisher da plataforma promotora do evento, Negócios da Comunicação, Marcio Cardial. "A ideia é reunir mais atores dessa causa para criar uma rede valiosa de troca de conhecimentos e um ambiente onde possamos discutir o impacto do jornalismo regional".

A voz do cidadão

O fórum terá quatro painéis. Um deles terá o tema "A comunicação regional - voz ao cidadão do interior", contando com a participação, entre outros convidados, do secretário da Comunicação do governo estadual, Cléber Mata, e do diretor de redação do grupo Cidade - Jornal da Cidade, de Bauru, João Jabbour.

Convergência

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) lançaram a plataforma "Federais SP", um ambiente virtual voltado à divulgação científica que reúne as pesquisas realizadas pelas três instituições.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.