José Milagre

Tecnologia & Inovação

25/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min

O golpe do ano!

Venda de carro na Internet!

O golpe da venda de carro na Internet continua fazendo muitas vítimas em todo o Brasil. O golpista vê o anúncio de um carro real em um site e partir dele cria um anúncio falso do mesmo veículo. Quando um comprador se interessa, o golpista marca um encontro entre o comprador e o verdadeiro vendedor. Sem que as partes saibam do que se trata, ele arma uma negociação para ficar com o dinheiro. O golpista, então, marca um encontro. Para o comprador, diz que está em viagem e que um amigo irá lhe mostrar o carro (que, na verdade, é o vendedor). Para o vendedor, informa que um ex-funcionário (comprador) tem uma dívida e que irá pagar com o carro. Ambos, comprador e vendedor, são orientados a não falarem nada um para outro. Após o encontro, o golpista passa a conta bancária para o comprador fazer o depósito e simplesmente some. A briga fica entre comprador e vendedor.

Como se proteger?

Recebemos dezenas de e-mails sobre os cuidados para este golpe, que também tem envolvido imóveis. Eu recomendaria bom senso. É fundamental tomar cuidado com o que anuncia. Conferir a tabela Fipe do veículo é muito importante. Ficar atento em relação ao nome e contatos das pessoas e dados da conta bancária e principalmente: questionar! Desconfie destes encontros e intermediários que não podem ir e não deposite nada sem ter a certeza da transferência do registro. Deixe claro quem você é para a outra parte! Agindo assim, reduz muito a chance de ser vítima do golpe.

Golpes em alta no Brasil

Quase metade (46%) dos internautas brasileiros foi vítima de algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses, o que equivale a um universo aproximado de 12,1 milhões de pessoas. Dados do CNDL/SPC. Cincoenta por cento compraram produtos e não receberam a mercadoria. Quarenta e seis por cento receberam produtos diferentes dos comprados. Três em cada dez vítimas tiveram o nome negativado por conta das fraudes digitais. Isso mesmo, a fraude digital impactando no crédito de consumidores. Segundo a consultoria de segurança digital Psafe, mais de 2,7 milhões de usuários foram vítimas de sites falsos em 2019. Um e cada cinco brasileiros foram vítimas de roubo de identidade na Internet, o que significa quase 25 milhões de pessoas.


Youtube retira vídeos de luta de robôs do ar

Mais uma vez, o Youtube ganha os holofotes do mundo da tecnologia da informação nesta semana, com a notícia de que removeu vídeos de lutas de robôs do ar. Mas o pior, a alegação foi de que havia a presença de abuso animal nos referidos vídeos. Porém, para os usuários, os vídeos, em nenhum momento, apresentavam os referidos animais. A ação de exclusão sem ordem judicial movimentou muitas reações na Internet. O Youtube não se pronunciou sobre o suposto erro nos seus algoritmos.

Brasil referência em CS:GO

Para quem curte games, é inegável que o Brasil vem crescendo na área tomando seu espaço no mundo. Recentemente, conheci uma agência de marketing que é focada em ações para o público gamer. Agora, para o campeonato Starladder Berlin Major 2019 de Counter Strike:Global Offensive (CS:GO) o País figura como o de maior número de representantes, com a presença de 15 jogadores e três equipes. A Starladder começou neste dia 23/08 e distribuirá 1 milhão de dólares em premiações. Mercado em alta!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.