Bauru Ilustrado

História de Bauru em óleo sobre tela


| Tempo de leitura: 2 min

A bonita história da cidade e dos pioneiros, tem sido focalizada nos dias de hoje de diferentes maneiras, ou seja, por intermédio de entrevistas de antigos moradores, alguns dos quais participaram do caminhar da nossa Bauru desde os seus primeiros tempos. A divulgação dessas fotos tem possibilitado a uma quase perfeita divulgação dos episódios que narram o começo.

Além de tudo que já foi escrito, temos também as ilustrações dos acontecimentos de maior relevância, por intermédio dos trabalhos que nos foram deixados por desenhistas, principalmente com relação a Aucione Torres Agostinho, artista que por muitos anos foi o responsável pelas charges insertas no Jornal da Cidade.

No entanto, jamais poderíamos deixar de citar a influente colaboração, nesse setor, de Walter Mortari, um dos mais completos artistas bauruenses na arte de fixar, em riquíssimos trabalhos de óleo sobre tela, cujos quadros atualmente emolduram residências, repartições públicas e outros locais, como nossos museus, etc.

Muitos são os fatos históricos que foram trazidos pelas mãos hábeis de Mortari e perpetuados em imagens que focalizam passagens históricas, a exemplo de algumas fotografias que divulgamos nesta página. Sem obedecer uma ordem quanto as datas destacamos, na primeira, o momento em que Monsenhor Claro e comitiva eram envolvidos pelos índios hostis, quando aquele sacerdote foi morto após um trabalho de catequese.

A seguir, em suas pinturas, Walter mostra o instante em que os bauruenses, presentes na posse dos vereadores, do prefeito e presidente da Câmara, quando Bauru passou a sediar, extra oficialmente, a sede do município. Muitas festas marcaram aquele acontecimento, inclusive com fogos de artifício, bailes etc. Finalmente, na última fotografia, Walter Mortari perpetuou o momento em que Azarias Leite era assassinado pelo seu algoz, o cidadão de nome Honorato. Naquele dia, Azarias estava a caminho de Bauru, vindo de sua fazenda, para assumir a gerência do Banco Rural, a primeira instituição financeira do gênero a funcionar em nossa cidade.

Graças a esses trabalhos de autoria de Aucione e de Walter Mortari, nós temos imagens que ajudam e muito na propagação dos momentos históricos de Bauru. E hoje, por meio do BI, podemos difundir, principalmente entre a população estudantil, parte desses acontecimentos que no passado serviram para fortalecer a caminhada vitoriosa de nossa Bauru. Quanto a esse trabalho de autoria do Walter Mortari, não temos maiores informações sobre o local em que estão expostos e, para futuras reportagens, gostaríamos de receber esclarecimentos a respeito.

Comentários

Comentários