Bauru ganhará um novo parque público, com área equivalente à metade do Vitória Régia, para atender a população das regiões Norte e Leste da cidade. Com 29 mil metros quadrados, lagos, área verde e espaços para lazer, atividades culturais e prática de esportes, o local tem previsão para ficar pronto no primeiro semestre de 2023.
Orçado em R$ 2,5 milhões, o projeto será executado pela Vitta Residencial Construtora e Incorporadora em contrapartida à implantação de quatro condomínios de apartamentos na área encravada entre o Jardim Pagani e o Jardim Flórida, conhecida como Chácara São José. E é por este motivo que o novo bairro a ser instituído no local será denominado Vitta São José.
Ao todo, serão 1,4 mil apartamentos, distribuídos em torres de quatro andares, que serão comercializados com subsídios do programa Minha Casa Minha Vida. Em uma área ao lado dos prédios, onde, inclusive, há um trecho de mata nativa, o novo parque será construído.
SEGUNDO MAIOR
"Será o segundo maior parque de Bauru, que vai atender não apenas os moradores deste novo bairro, mas de uma área com grande densidade demográfica, que inclui o Jardim Pagani, Jardim Flórida, Jardim Araruna, Núcleo Nobuji Nagasawa, Jardim Silvestre e Núcleo Mary Dota, entre outros", enumera o gerente regional da Vitta, Eric Dourado Jorge.
O projeto é assinado pelo paisagista Daniel Dillenburg e contará com múltiplos espaços, que devem agradar crianças, jovens e adultos. Em uma das áreas, haverá um teatro de arena, ao ar livre, onde será possível realizar eventos culturais, de batalhas de rap a apresentações infantis.
Também serão construídas meia quadra de basquete para competições 3x3, uma pista de skate, playground, academia ao ar livre e espaço para brincadeiras com animais de estimação, inspirado nas provas de agility. "Teremos, ainda, espaço para piqueniques, horta comunitária, área com árvores frutíferas e mesas para jogos de tabuleiro. Resumo: todos os moradores poderão passar momentos agradáveis no parque", acrescenta Jorge.
ÁREA VERDE
Os frequentadores também poderão alugar bicicletas e passear pela ciclofaixa que será construída próximo a dois lagos artificiais que serão revitalizados. No mesmo trecho, também haverá pista de caminhada e um palco para contemplação dos lagos, onde as famílias também poderão fazer piqueniques.
Em outro local, será destinado espaço para estacionamento de food trucks e, nas imediações, instalados banheiros masculino e feminino. "O projeto contempla, ainda, o plantio de mais de 3 mil árvores. Teremos 22 mil metros quadrados de área verde, sem contar a arborização para o paisagismo das ruas que serão abertas no local, em frente ao parque e no entorno dos condomínios", detalha o gerente regional.
Para definir toda a configuração do parque, a Vitta Residencial promoveu reuniões com a participação de técnicos da empresa, autoridades públicas, líderes comunitários e ONGs das regiões a serem beneficiadas. Os encontros foram realizados nos dias 13 de julho e 3 de agosto deste ano.
Segundo Eric Dourado Jorge, o compromisso assumido pela empresa é entregar o espaço assim que o primeiro dos quatro condomínios residenciais ficar pronto, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2023.