Ex-músicos da Leopoldo e sua Orquestra farão encontro inédito em Bauru no sábado: será às 21h30, no Greb, em tom de homenagem e confraternização.
O público saudoso - e aquele que apenas já ouviu falar - poderá conferir, ao vivo, um pouco do que foi o grupo de Tupã que, durante 49 anos, tornou-se conhecido em bailes no Brasil e do exterior, como Argentina e Uruguai.
Oficialmente, as atividades da banda/orquestra foram encerradas em 2017, cinco anos após a morte do fundador, Leopoldo de Arruda Castro, aos 78. Maestro Leopoldo saiu de cena com a alegria de ter sido protagonista dos palcos por 55 anos - desde que atuava como trompetista em duas orquestras anteriores à sua, criada em 1968.
"Vamos tocar especialmente em homenagem a ele, à dona Carmem, esposa, e toda a família Castro a partir de uma ideia de encontro que partiu do trombonista Davi Oliveira, do cantor Johnny Jr. e de mim", conta o baterista José Maria Abreu, o Abreuzinho. A organização é dele e do Greb.
Entre os ex-integrantes que estarão presentes também há destaque para João Pedro - crooner de Tupã que soltava a voz nos shows desde os primórdios do conjunto. Outro nome de referência que virá é o maestro Helvio Zoratto (da primeira geração da consagrada orquestra).
PALCOS E PISTAS
A escolha de Bauru para o evento cumpre função estratégica: a cidade é geograficamente atrativa para músicos que virão de outras regiões e, além disso, Abreuzinho já é bem conhecido no próprio Greb com sua banda Free Line, de Piratininga, atração frequente no local.
"Somos operários da noite", resume o baterista. "E nossa satisfação sempre é a de ver a pista cheia. Para isso, no sábado, queremos presentear o público com um baile nos moldes daquela época de ouro das orquestras".
Cerca de 18 músicos estarão a postos para revisitar arranjos originais de sucessos como "New York New York" e "My Way" (consagradas na voz de Frank Sinatra) e "La Barca" (hit gravado por Los Panchos, Luis Miguel e Altemar Dutra, entre tantos outros).
Boleros como "La Barca", aliás, são um ponto forte do show, assim como sambas. "Será apresentação semi-acústica e bem dançante", finaliza Abreuzinho.
SERVIÇO
Encontro especial com ex-músicos da Leopoldo e sua Orquestra (de Tupã): 9/11, sábado, às 21h30, em única apresentação no Grêmio Recreativo dos Energéticos de Bauru (Greb). Convites limitados à venda na secretaria do clube. Mesas: R$ 220 (sócios) e R$ 280 (não-sócios). Rua Benedito Eleutério, 2-08, Vila Pacífico. Mais informações: (14) 3238-3031.