José Milagre

Papo de Startup #1, com Anderson Arcenio!

24/11/2019 | Tempo de leitura: 2 min
José Milagre

Em nosso papo de startup, converso semanalmente com pessoas que estão inovando na cidade, região e no Brasil, onde eles expõem suas ideias, como alavancaram e passam estratégias e dicas poderosas a empreendedores, pois já percorreram um longo caminho. Nesta semana, conversei com Anderson Arcênio, bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp Bauru, atuando há 15 anos com projetos digitais. Anderson começou a empreender com startups há cerca de 10 anos e hoje lidera a Sandwich Valley, em Bauru. Veja o que ele diz.

Jornada no empreendedorismo

"A primeira startup que co-fundei chamava-se Livebuzz. Desenvolvemos uma plataforma para gestão e monitoramento de mídias. Nossa solução chegou a ser reconhecida entre as três principais do seu segmento no País, e foi vendida posteriormente para a Dinamize. No final de 2015, iniciei um estúdio de startups chamado Digital Labs. Na Digital Labs, desenvolvemos diversos projetos. Hoje, o Salus, um aplicativo para agendamento de consultas e exames a preços mais acessíveis, e o Protarefa, uma plataforma para gestão de tarefas e fluxos de trabalho, vêm evoluindo e melhorando suas soluções cada vez mais e para mais clientes. A outra empresa que nasceu foi a Cocreare, que trabalha com desenvolvimento de soluções digitais e que acredita que com a abordagem de inovação aberta, pode cocriar inovações com seus clientes."

Dicas para quem quer empreender

"A principal delas: foque em criar soluções para grandes problemas. As estatísticas do mundo das startups são duras, algumas dizem que de cada dez, oito morrem. E o principal motivo de isto acontecer é que elas criaram uma solução que o mercado não queria. E a causa real disso acontecer é que elas focaram em um problema que não incomodava tanto assim o seu público-alvo. Uma outra dica importante é a consciência de que ninguém faz nada sozinho. É importante ter sócios que se complementam, assim como é importante que esse time fundador saiba que não são apenas eles que vão construir a empresa, eles são responsáveis por montar um time que vai realmente construir essa empresa. E por fim, ter paciência e resiliência, pois não é uma jornada rápida e fácil, mas se você trabalhar duro com seu time e realmente trouxer uma solução inovadora em um grande mercado, o resultado vem e a realização vale cada momento."

Bauru e inovação: momo melhorar esta relação

"Bauru tem um grande potencial de desenvolvimento nesta área e aos poucos começa a dar seus passos. Iniciativas como a Sandwich Valley, que temos trabalhado, surgem para fomentar esse nosso ecossistema local de startups, dar visibilidade para os atuais agentes e estimular para que mais surjam. Com um trabalho mais colaborativo e integrado, vamos conseguir apoiar o nascimento e crescimento das nossas startups, ajudando, assim, no desenvolvimento econômico da cidade."

* Você tem um negócio inovador ou Startup?

Quem sabe podemos contar a sua história e compartilhar sua experiência para os empreendedores e startups de Bauru e região! Escreva para consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.