
São Paulo - Vanessa Ribeiro Mateus foi eleita neste sábado (23) presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) para o biênio 2020/2021. É a primeira mulher a comandar a Apamagis desde sua fundação, há 66 anos. A diretoria executiva será composta ainda por Miguel Petroni Neto, 1º vice-presidente, e Thiago Elias Massad, 2º vice-presidente. Na administração eles terão o apoio dos integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, também eleito hoje (veja composição nesta página).
A magistrada estará à frente da maior entidade estadual de magistrados do País, com 3.178 associados. Juíza de Direito no Estado de São Paulo desde 2000, ingressou na carreira pelo concurso 173. É titular da 8ª Vara Cível do Fórum João Mendes e, entre outros cargos, foi responsável pela instalação do 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Associada da Apamagis desde 2000, já ocupou o cargo de tesoureira no biênio 2014/2015. Ela também foi pioneira ao candidatar-se ao cargo de 1ª vice-presidente para a atual legislatura.
Vanessa Mateus irá atuar por uma Apamagis cada vez mais forte, inovadora e acessível, tornando o trabalho cotidiano de juízes e desembargadores paulistas mais próximo da população.
Além disso, quer trabalhar para fortalecer o protagonismo político da Apamagis em defesa da magistratura, atuando em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, que será comandada também, pela primeira vez, por uma mulher, a juíza Renata Gil, atual presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro.