Reinaldo Cafeo

Feirão limpa nome

08/12/2019 | Tempo de leitura: 2 min

Consumidores que estão com dívidas atrasadas ou com nome sujo na praça, podem renegociar os débitos pelo computador, tablet ou celular. Os descontos podem atingir até 98%. O prazo final será dia 15 de dezembro. Como o início foi em novembro, mais de 1 milhão de consumidores já negociaram suas dívidas.

Boa oportunidade para nova vida financeira

O desconto oferecido é convidativo, e pode ser uma boa oportunidade para o consumidor negativado ter nova vida financeira. Tão importante quanto limpar o nome e firmar um bom acordo, é planejar e controlar o orçamento do lar, para evitar que ocorram atrasos nos pagamentos dos compromissos financeiros assumidos. Não perca a oportunidade. Fácil e ágil, sem se expor, pois, como colocado, é via internet.

Entendendo o PIB

A semana passada foi marcada pela divulgação do desempenho da economia brasileira, no caso os dados do Produto Interno Bruto - PIB. O terceiro trimestre deste ano cresceu 0,6% se comparado ao trimestre anterior. Em valores correntes o PIB atingiu no período R$ 1,842 trilhão. Sobre o mesmo período do ano passado o crescimento foi de 1,2%, representando a décima alta consecutiva. Vamos entender o PIB.

Medida pelo lado da oferta

O PIB pode ser medido tanto pelo lado da oferta como pelo lado da demanda. Os valores são idênticos. Calcular o PIB pela ótica da oferta é somar, a valores de mercado, os produtos e serviços finais, prontos para uso. Também pode ser a soma do valor agregado em cada etapa do processo de produção, atingindo o mesmo resultado. Por exemplo: é possível considerar a produção de um bolo pronto, ou somar cada ingrediente deste bolo.

Medida pelo lado da demanda

Medir o PIB pela ótica da demanda é calcular seu valor a partir das despesas de bens e serviços de utilização final contraídas pelos diversos agentes econômicos. Neste cálculo são excluídos do cálculo os bens intermediários utilizados na produção dos bens e serviços finais. Com peso maior no Consumo das Famílias (2/3) o resultado do terceiro trimestre foi: Consumo das Famílias 0,8%; Investimentos 2%; Gastos do Governo (exceto investimentos) (-)0,4%; Exportações (-)2,8% e Importações ( )2,9%. A equação é a soma do consumo, investimentos, gastos do governo, exportações subtraindo as importações.

E eu com isso?

O desempenho do PIB representa a geração de riqueza do País, portanto, se quisermos gerar mais renda, o PIB precisa crescer, e cresceu. Com crescimento econômico o setor público arrecada mais impostos, tornando o controle das contas públicas mais fácil. Indica que o setor privado está vendendo mais, e pode lucrar mais, gerando mais oportunidades para todos os agentes econômicos, inclusive aumentando a oferta de emprego. Portanto, uma economia em crescimento é tudo que desejamos.

Mude já, mude para melhor!

Com determinação e foco no trabalho é possível criar condições para realizar nossos desejos. Elenque seus desejos e se esforce para criar condições para realizá-los. Esteja sempre aberto a mudar. Mude já, mude para melhor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.