Reinaldo Cafeo

Controle a ansiedade

22/12/2019 | Tempo de leitura: 2 min

Está ansioso? É previsível que nesta reta final para comemorar o Natal muita gente se sinta assim. Com tantos preparativos para o "grande dia" em família, a correria é inevitável. É preciso parar e listar todas as tarefas e compartilhar com familiares. Não deixe que a ansiedade provoque estragos no orçamento familiar. Continue monitorando os gastos de fim de ano.

A dica é: um único presente

Uma dica para economizar nos presentes é realizar o amigo secreto em vez de ter que presentear todos os familiares. Estabeleça o valor limite para o presente do amigo secreto. Cada um comprará somente um presente e todos receberão o seu.

Jantar comunitário cotizado

Outra maneira de economizar no fim de ano é realizar o jantar comunitário cotizado, ou seja, cada um que irá participar da ceia de Natal contribui com uma parte. Divida as tarefas, indicando o que cada um deve levar em termos de comida e bebida.

Segunda parcela do décimo terceiro

Muitos trabalhadores receberam a segunda parcela do décimo terceiro no último dia 20. Como puderam observar, o valor de agora foi menor do que a primeira parcela devido ter ocorrido os descontos tributários (INSS e Imposto de Renda - quando devido). Espero que não tenha gastado tudo e que tenha seguido a recomendação de poupar uma parte. O hábito de guardar dinheiro deve ser praticado sempre.

Emprego: melhor novembro desde 2010

O País criou em novembro o dobro de vagas formais previstas para o período. O saldo entre admissões e demissões foi de 99.232 empregos com carteira assinada. O comércio varejista abriu mais de 100 mil vagas preparando para as vendas de Natal.

Saldo pode atingir 635,5 mil

A projeção do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, é que sejam gerados 635,5 mil empregos formais no ano fechado. Se isso ocorrer serão gerados 20% a mais de emprego se comparado ao ano passado. Boa notícia, afinal o grande desafio é a economia ir bem, e está, mas que chegue ao emprego formal. Longo caminho, mas as perspectivas são positivas.

De olho no orçamento familiar

Faltam poucos dias para chegarmos em 2020. Mesmo considerando a correria de fim de ano, a orientação é que você dedique uma parte do tempo para organizar as finanças do lar. Avalio que se você fizer isso, dará um grande e importante passo para iniciar 2020 com mais segurança no tocante aos compromissos financeiros que deverão ser honrados.

Assuma o comando

Não "terceirize" a gestão financeira de sua casa. Assuma o comando. Tenha conhecimento de tudo que gasta e trace metas de resultados positivos, isto é, trabalhar com sobras de caixa. Você perceberá que sua qualidade de vida será superior.

Mude já, mude para melhor!

De nada valerá a comemoração do Natal, se ao criarmos valor para nós, se ao pensarmos em melhorar na vida, isso não melhorar a vida de todos. Natal somente terá sentido se formos capazes de transformar bens materiais em promoção social. Solidariedade neste Natal. Um Santo Natal a todos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.