Reflexão e Fé

Por que Jesus nasceu?

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

22/12/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Natal é muito mais do que apenas lembrar que Jesus nasceu. O profeta revelou: "O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre o mundo que vivia nas trevas ... pois Deus nos mandou um menino que será o Rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz ... e o seu reino crescerá e haverá paz em todo o seu reino; e as bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre" (740 a.C. - Isaías 9:2,6,7 . NTLH).

Por que Jesus nasceu? Nasceu com a finalidade de estabelecer o seu reino naqueles que creriam nEle. O Natal, portanto, possui uma realidade espiritual muito além do que as pessoas possam imaginar. Na plenitude dos tempos Jesus nasceu, assim como anunciado há cerca de 740 anos antes de seu nascimento; a luz raiou em um mundo de trevas e, o Evangelho confirmou esse acontecimento: "Cumpriu-se o tempo e chegou o Reino de Deus, arrependei-vos e crede no Evangelho" (Marcos 1:15) - a Palavra do Profeta se cumpriu.

Acho as luzes uma das características mais bonitas do clima do Natal; talvez as pessoas que iluminam suas casas nem saibam, mas essa marca do Natal é muito significativa diante do texto profético de que o menino é a luz que nasceria: "O mundo que andava em trevas viu a grande luz" (Isaías 9.2). O nascimento de Jesus é a luz de Deus que nasceu para iluminar o mundo em trevas. Essa é uma verdade incontestável porque sem a luz de Deus, que é o Cristo nascido, os homens jamais encontrariam o caminho da paz, da alegria e da salvação; Sem a luz de Cristo estaríamos perdidos na escuridão, porque assim como o texto profético afirma o mundo é mesmo um lugar escuro, truculento, violento, corrupto, cheio de abusos, de injustiças, de sofrimentos, de tristeza, opressões, dores, doenças, maldades, morte e escuridão. Então esse mundo em trevas viu grande luz. Reiteradamente o Novo Testamento anuncia que Jesus é essa luz que veio ao mundo iluminar as almas em trevas: "O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! A luz brilhará sobre os que vivem" (Mateus 4:16); "Chegou ao mundo a verdadeira luz que ilumina todas as pessoas" (João 1:9,10).

Então o Natal é tempo de celebração, música, presentes e festas, mais ainda assim não podemos permitir que essas coisas abafem o verdadeiro sentido do Natal que é Jesus, o Filho de Deus anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Natal é o cordeiro de Deus que nasceu para tirar o pecado do mundo; Jesus nasceu a fim de possibilitar uma nova vida: "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se de uma nova pessoa, criada para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade" (Efésios 4:22-24) - o Natal é isso, é Jesus que nasce individualmente em cada pessoa que recebe o seu reino e quando Jesus nasce, quando o Natal toma conta do nosso ser, a escuridão é dissipada, nasce a luz e "tudo se faz novo" (II Coríntios 5:17).

Natal é a luz que nasceu! Jesus mesmo afirmou com toda autoridade: "Eu sou a luz do mundo e quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida" (Jo 8:12) - novamente o texto sagrado aponta para a luz que é Jesus. Sim, Natal é tempo de presente, mas não qualquer presente, senão vejamos: "Um menino nos nasceu, um filho se nos deu" (Isaías 9:6), Deus nos deu o presente, o seu próprio Filho: a luz! Jesus é o presente e, quando recebemos esse presente a nossa vida é iluminada. Então celebre o Natal pelo motivo certo: Jesus nasceu para que pessoas como nós conheçam o seu reino e assim resplandeça a sua luz. Então, receba e aproveite esse presente, Feliz Natal!

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

57 anos atuando Soli Deo Glória

CELEBRAÇÃO PÚBLICA: Domingo 19h

Rua Virgílio Malta, 21-59, Jardim Estoril, Bauru/SP

Telefone: 3226 1343/ 3204 3356

E-mail: hugoevandro15@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.