Cultura

O outro pai da 'Garota de Bauru'

João Pedro Feza
| Tempo de leitura: 2 min

"Garota de Bauru" completou 30 anos em 2019. Trata-se de música com letra sarcástico-amalucada que Cazuza gravou em seu derradeiro álbum, "Burguesia". Muitas lendas surgiram desde então sobre quem seria a tal menina "feliz com sua sinceridade", "linda assim de azul", "com maquiagem toda borrada".  

A letra de Cazuza foi, a pedido dele, musicada pelo pianista e produtor João Rebouças. A garota tem, portanto, dois pais literais de criação.

"Cazuza estava numa fase em que queria tudo muito rápido. Não é para menos: a doença avançava", relata Rebouças por telefone ao JC, de um hospital no Rio de Janeiro, em referência à fase terminal da Aids do cantor. Sobre o hospital, explica-se: Rebouças sofrera acidente doméstico e, mesmo assim, concedeu entrevista num intervalo do atendimento. Nada grave.

Tecladista em toda a carreira solo de Cazuza, e também coautor do sucesso "O Nosso Amor a Gente Inventa", Rebouças foi o produtor musical de "Burguesia". Era tanta produção que o disco acabou ficando duplo.

"Então ele chegou com essa letra, 'Garota de Bauru', e pediu para que eu logo fizesse a música", lembra.

"Chamou atenção a história sobre a menina, mas nada foi explicado em detalhes sobre o teor. Era mais uma entre tantas letras. A intenção dele era entregar material inédito, arrumar o que faltava e gravar logo".

Vale o registro de que, do meio para o final de 1989, Cazuza já não tinha a mesma voz e sofria com dificuldades de mobilidade. Ele morreria pouco depois, em 7/7/1990.

Rebouças concebeu um roque cadenciado, Cazuza colocou a voz e a canção ficou pronta - praticamente sem retoques. "E já viramos a página para gravar outra", conta Rebouças.

A última canção do disco, aliás, que soa como uma despedida, também é parceria dos dois: a bela "Quando eu Estiver Cantando", também registrada depois por Renato Russo.

Voltando à garota... Rebouças acredita que não se trata de uma única pessoa especificamente. "É provável que, em algum momento, em alguma turnê, alguém aí em Bauru tenha cruzado o caminho de Cazuza... "Ele descreve lanchonete, fala da tiete... Mas acho que essa garota é um resumo de várias outras pessoas. Que eram fãs ao mesmo tempo em que precisavam tocar suas vidas reais, de desafios e conflitos."

O que Cazuza diria? "Relaxa! Misturar realidade e ficção faz parte do meu show."

Comentários

Comentários