Reflexão e Fé

Começando do jeito certo

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

29/12/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Mais uma virada de ano e com isso mais uma chance de reflexão sobre o que podemos melhorar. Nesses dias, em geral, as pessoas ao menos tentam reorganizar a vida e reestabelecer prioridades. Nesses momentos de encerramentos e inícios de novos ciclos gosto de lembrar o texto bíblico: "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (I Tessalonicenses 5.18); ou ainda, "dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5.20). Lembro dessas passagens bíblicas porque para mim a gratidão é um preceito divino, nobre e fundamental para a continuidade da vida.

Não é difícil encontrar pessoas que não nutriram nenhuma gratidão ao longo do ano que passou. Em geral, gente assim repete a vida de forma ruim, porque sem gratidão os dias correm sem graça. Pessoas sem agradecimento pelo o que Deus dá, até mesmo pelas pequenas coisas, vivem de forma hostil; indivíduos assim mostram-se negativos, ingratos, mesquinhos, murmurantes e muitas vezes ambiciosos por grandes coisas, mas cegos e incapazes de perceber os preciosos detalhes que os rodeiam.

Fato é que Deus tem sido bondoso com o ser humano. A sua graça comum, que sustenta a vida, pode ser vista a cada manhã; o Senhor Jesus revelou essa graça dizendo: "Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está no céu; porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz chover sobre justos e injustos" (Mateus 5:44,45). O apóstolo Paulo também declarou nesse sentido: "Nos tempos passados Deus permitiu que todas as nações andassem por seus próprios caminhos. Contudo, Ele não deixou de dar testemunho de Si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, fartando-vos de mantimento e enchendo o vosso coração de alegria" (Atos 14:16,17). Sim, Deus tem coberto a humanidade com sua bondade e amor.

Ora, se Deus tem sido gracioso na manifestação de suas boas dádivas - capacitando as pessoas com a vida, com inteligência, criatividade, dando-lhes aspectos morais, bênçãos materiais e tantas outras coisas - em certo sentido isso tudo revela quanta ingratidão muitas pessoas têm demonstrado e por tal comportamento vivem tristes, porque um coração agradecido, ao contrário da tristeza, desfruta de satisfação contínua (W.J. Cameron - cristão e jornalista canadense).

Pior mesmo é distinguir cristãos ingratos. Muitos excluem Deus de suas vidas ao tomarem decisões aleatórias, agindo mal, plantando sementes ruins, tirando proveito de tudo e todos e, como resultado, colhem decepções e se rebelam contra a vida e contra o criador com murmurações e ingratidão. Ainda dá tempo de lembrar que Deus não é como nós! Ele vê tudo e sabe muito bem o que se passa em nosso coração. Deus, o autor da vida, abençoa todo aquele que vive em gratidão, independente das circunstâncias que possam surgir no caminho.

Temos mais para agradecer do que reclamar, então nesse primeiro momento de 2020 comece do jeito certo - começar do jeito certo é iniciar esse novo ciclo da vida em ato de arrependimento, fé, perdão e transbordante gratidão. Necessário é resgatarmos a teologia da gratidão diante dos homens através de palavras, polidez, educação e retribuição e sobretudo gratidão diante de Deus em louvor, dependência e reconhecimento. As Palavras de santo Agostinho enchem-nos o coração para o novo ano: "Deus é o meu próprio bem; a Ele louvo por todos os bens que integram o meu ser desde criança. Eu pecava em buscar em mim próprio e nas demais criaturas, e não nEle, os deleites, grandezas e verdades; e por isso caía logo em dores, confusões e erros. Mas graças a Ti, minha doçura, minha esperança, meu amor e meu Deus, graças a Ti por teus dons; que eles fiquem em Ti conservados. Assim me guardarás também a mim, e aumentarão e aperfeiçoarão os dons que me deste, e eu estarei contigo, para sempre, porque também me deste a existência". Feliz 2020!

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

57 anos atuando Soli Deo Glória

CELEBRAÇÃO PÚBLICA: Domingo 19h

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.