Reinaldo Cafeo

As indesejadas contas de início de ano

29/12/2019 | Tempo de leitura: 2 min

Na reta final de 2019, e tendo ainda as comemorações da virada de ano, não quero estragar prazeres, afinal, nada melhor do que brindar um novo ano, mas meu racional fala mais alto, portanto, vai o alerta: as indesejadas contas de início de ano virão. Nem todas as famílias terão os mesmos gastos, mas não custa lembrar do IPVA, do IPTU, da matrícula escolar, do saldo das contas de fim de ano... Dependendo do orçamento familiar mensal o impacto destas contas poderá elevar tais gastos em duas e até três vezes se comparados a um mês normal.

Controlar tudo!

Não é porque a virada do ano se aproxima que você e sua família irão abrir a guarda. A correria, aquele produto que faltou, tudo isso faz com que não tomemos o devido cuidado, não pesquisemos os preços e o gasto será maior do que o projetado. Um grande erro cometido pelos consumidores é pagar tudo no cartão de crédito, sem ter planejado o valor para pagar a fatura integralmente. A pergunta é: você terá condições financeiras de pagar a fatura integralmente em seu vencimento? Se a resposta for não, a rolagem da fatura trará custos elevados.

Tenha bons propósitos

Neste momento é fundamental que pratiquemos o aprendizado em tudo e em especial na gestão das finanças pessoais. Algumas dicas para ajudá-lo nesta direção: escolha seus investimentos com sabedoria; seja ético antes de pensar em lucro; evite gastos com jogos de azar; não se deixe enganar pelos argumentos de vendedores bem preparados; não deixe o dinheiro destruir seus relacionamentos; pense duas vezes antes de estourar o limite do cartão de crédito.

Foco no orçamento familiar

Um bom orçamento familiar permite planejar e controlar seu dinheiro. Quem leva a vida financeira embolada não consegue sair do lugar. Lembra-se da regra 50, 15, 35 que abordamos inúmeras vezes aqui na coluna? Pois é hora de colocar em prática. Destine 50% de sua renda líquida para os gastos essenciais, 15% para suas prioridades financeiras e 35% para gastos com seu estilo de vida.

2020: uma nova atitude com o dinheiro

Ter uma nova atitude em lidar com o dinheiro este é o indicativo para sua realização financeira em 2020. É importante não se deixar levar pelos outros. Deixe a inveja de lado. Não se compare com os outros. Não se renda ao consumo pelo consumo. Trace metas e trabalhe para cumpri-las. Faça o dinheiro trabalhar para você e adquira conhecimento financeiro. Em 2020 tenha uma nova atitude em lidar com o dinheiro.

Mude já, mude para melhor!

O que nos move no dia a dia? Quais são os nossos propósitos? Nesta última coluna de 2019, quero estimulá-lo a refletir sobre a necessidade de harmonizar o trabalho, a convivência familiar e com amigos, e ainda seu lado espiritual. Que os bons fluidos de 2020 sejam suficientes para que você tenha qualidade de vida e senso coletivo. Um santo e excelente 2020! Sucesso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.