Atitude

Mochila pesada pode causar problemas graves de coluna

Evelin Azevedo
| Tempo de leitura: 1 min

"Além de descansar, as férias escolares também são o momento de planejar o novo ano letivo. E um dos primeiros passos é a compra do material escolar. No momento em que estiverem comprando os livros e cadernos, os pais devem pensar no peso carregado por seus filhos na mochila. Mas nem sempre é o que acontece.

Mas com a volta às aulas, é preciso muito atenção. AA bolsa que seu filho carrega nas costas deve pesar, no máximo, 10% do peso corporal dele. Por exemplo, se a criança pesa 30 quilos, a mochila deve levar até 3Kg.

"Os pais devem observar o peso da própria mochila. Algumas delas são produzidas com material que já é pesado ou possuem acessórios que comprometem ainda mais esse aspecto. Mochilas menores também podem ser uma boa alternativa para os alunos evitarem carregar material supérfluo", afirma Adriana Ferreira, orientadora educacional.

Quando o ano letivo começa, os pais devem saber quais aulas seus filhos terão em cada dia da semana para colocar na mochila apenas os materiais necessários para estas disciplinas, evitando carregar peso desnecessário por falta de organização.

"Se a criança, que está em crescimento, ficar carregando muito peso e ainda distribuir mal essa carga sobre a coluna, isto pode provocar uma rotação em uma vértebra, levando a coluna a fazer uma inclinação lateral, favorecendo uma escoliose", explica a fisioterapeuta Rosângela da Costa Rotbande, diretora do Centro de Estudos do Movimento e Marcha Humana (Cemmah).

Escolher outro tipo de mochila pode ser uma boa alternativa para não sobrecarregar as costas. "As que trazem rodinhas aliviam o peso das costas", iindica o ortopedista pediátrico David Nordon.

Comentários

Comentários