Reinaldo Cafeo

Quanto custa financiar um carro?

02/02/2020 | Tempo de leitura: 3 min

As taxas de juros estão em queda no Brasil, contudo, dependendo da modalidade de financiamento, a taxa pode ser maior ou menor ao consumidor. Normalmente, empréstimos ou financiamentos com garantia praticam juros menores. É o caso do financiamento de automóvel. Caso o cliente não pague, a instituição financeira toma a posse do bem.

Varia dependendo da Instituição

Os juros divulgados pelo Banco Central variam. São ofertados financiamentos com taxa de juros que vão de 0,78% ao mês a 3,83% ao mês. São 45 instituições que figuram na pesquisa da Autoridade Financeira. Vale lembrar que também tem a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras e taxa de abertura de crédito. Antes de financiar, considere todos os aspectos e tenha certeza de que conseguirá pagar.

Cresce número de investidores no Tesouro Direto

Em tempos de baixa taxa de juros e baixo rendimento da caderneta de poupança (0,26% ao mês ou 3,15% ao ano) comprar títulos do governo no Tesouro Direto passou a ser a preferência dos investidores. Em 2019 o número de investidores no Tesouro Direto cresceu 53%. São 2,5 milhões de novos investidores cadastrados. No total são mais de 5,6 milhões.

Mais detalhes

Do total das operações no Tesouro Direto 65% envolvem valores de até R$ 1.000,00. Títulos indexados a Selic são os preferidos. Os indexados a inflação estão logo em seguida. Como aplicar? Acesse tesourodireto.gov.br e veja o passo a passo. Lembrando que mesmo pagando imposto de renda sobre o ganho de capital, o rendimento líquido será superior a caderneta de poupança (que é isenta do imposto de renda).

Para onde vai o dinheiro do IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), surgiu para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), criada em 1969 para ajudar o governo a ampliar a malha viária nacional e conservá-la. A legislação foi alterada e nasceu o IPVA, em 1985. A partir de então, não é mais vinculado a prestação de serviços nas rodovias. O valor arrecadado entra como imposto para o setor público e tem destinação prevista em lei. Vale lembrar que 50% do valor arrecadado fica no município em quem o veículo é registrado e os outros 50% ficam com os Estados.

Gasto em educação, saúde, entre outros

Como é um imposto, ele é somado a arrecadação de outros impostos e deve ser gasto em educação e saúde, que são verbas obrigatórias, e ainda aplicados em outras áreas, como segurança, entre outros. É um erro imaginar que o valor total do IPVA deve ir exclusivamente para manutenção e construção de estradas.

Semana de Copom

Nesta semana, haverá reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central brasileiro. Os dirigentes do Banco Central decidirão sobre a taxa de juros básica. Dado o atual ambiente econômico é factível projetar a manutenção dos juros no patamar atual, ou seja, 4,5% ao ano. Vamos acompanhar.

Mude já, mude para melhor!

Considerando que você será daqui 5 anos o que decidir ser hoje, não planejar o que pretende ser é perder a oportunidade de ser o dono de seu destino. Vale a reflexão. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.