Reflexão e Fé

Aquilo que é impossível aos homens

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

16/02/2020 | Tempo de leitura: 4 min

No contexto bíblico judaico riquezas eram vistas como um selo de bênção. Na passagem de Marcos 10.26,27 um jovem rico, cumpridor de toda Lei perguntou a Jesus: "Mestre o que tenho que fazer para herdar a vida eterna?" (Mc 10.17). Talvez crente de ser salvo como cumpridor do rito religioso, ouviu de Jesus que ainda era necessário abrir mão de sua riqueza, entregar aos pobres e segui-lo; o jovem abatido, afastou-se. Depois o cenário voltou-se aos discípulos, porque perplexos, perguntaram ao ver o rico, aparentemente abençoado por Deus com dificuldades de entrar no Reino dos céus: Mestre, então quem pode ser salvo? Jesus respondeu que quanto a isso era algo impossível aos homens, mas não a Deus.

A Bíblia é enfática em mostrar que méritos humanos são ineficazes quanto a salvação eterna. Na Bíblia é evidente a dupla mensagem da Depravação Humana e a absoluta necessidade da intervenção de Deus no ato da salvação. A mensagem da total depravação e o socorro salvífico que vem exclusivamente de Deus inevitavelmente irá atrair ou repelir pessoas. Para quem se vê autossuficiente, essa mensagem soará como um insulto. Quanto ao que se vê perdido, carente e sem esperança, a mensagem de Cristo é da graça, amor, libertação e salvação. A grande maioria pensa que não precisa da salvação divina; consolam-se no fato de que o mundo está melhorando através dos avanços tecnológicos; isso é inegável, como a indústria médica e farmacêutica, inteligência artificial, transmissão de dados em milésimo de segundo, enfim, há evolução em todas as áreas. Mas será que tudo isso prova que cada um de nós tornamo-nos pessoas melhores do que nossos antepassados? Todo progresso tem refletido em nossa elevação moral? Por causa de toda tecnologia podemos afirmar que há menos crimes, invejas, ciúmes e ódio. Acho que temos permanecidos como sempre, porque a denúncia bíblica sobre a depravação humana é milenar. A mensagem de Jesus é clara, o homem não é salvo da danação eterna através do progresso humano, nem por seus próprios méritos, mas a salvação é obra de Deus (Efésios 2.8) - a salvação é impossível aos homens, possível a Deus.

Isso é tão verdade que Jesus fez apontamentos claros sobre a impossibilidade do homem salvar-se a si mesmo. No "Sermão do Monte" (Mateus 5,6,7) Jesus revelou que os que pertencem ao Reino dos ceús são Pobres de espírito, Mansos, Misericordiosos, Puros de coração, Pacificadores; ainda diz que não somente não devemos adulterar, mas nem sequer olhar com cobiça, e que devemos amar nossos inimigos e abençoar os que nos amaldiçoam, e ainda devemos fazer o bem a quem nos quer mal e, surpreendentemente que "devemos ser perfeitos como perfeito é o nosso Pai celestial" (Mt 5.48), como assim? Bem, observemos primeiramente que Jesus não disse que essas virtudes viriam com a evolução dos tempos, mas eram marcas esperadas já ali há 2 mil anos atrás. Segundamente, qual o homem natural consegue desenvolver com seus esforços tais marcas divinas? Impossível! Mas o que é impossível aos homens é possível a Deus. Jesus também disse que quem não receber o Reino de Deus como uma criança não poderá entrar em seu Reino (Mc 10.15). Para mim, isso é mais impossível ainda! Como adultos, cheios de autoconfiança e sabedoria humana, inundados de pecado e malícia como seremos tornados inocentes como uma criança em total dependência de alguém maior? Impossível! Vejamos, não é difícil ser um cidadão respeitado nesse mundo. Como uma boa dose de esforço não é difícil não roubar, não cometer crimes. Com um bom esforço podemos ser honrados, admirados na coluna social, bem vistos pela sociedade. E até podemos renunciar o conforto para ir ajudar os índios na selva ou os carentes na África Subsaariana. Sim, pode ser difícil, mas é possível! Contudo, entrar no Reino dos céus trata-se de outras concepções; lá, o simples fato de cobiçar ou nutrir um mau pensamento é tão errado quanto agir com maldade ou se apossar daquilo que não é seu. A questão é que entrar no Reino dos céus é algo que por milagre acontece primeiro dentro de nós - "O Reino de Deus está dentro de vós" (Lc 17.21 - ARA). Enfim, o jovem rico parecia alguém perfeito, mas para ser salvo deveria ser feito como uma criança, i.e. não confiar em seus ritos e muito menos em sua riqueza, essas coisas não eram o bastante para salvá-lo. Então quem pode ser salvo e entrar no céu? Aquele que clamar, confiar e crer de todo o coração, entregar-se a Jesus, a esse, o Reino entrará nele.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.