Reinaldo Cafeo

Prévia da inflação: menor patamar

23/02/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O IPCA-15, prévia da inflação do mês de fevereiro, ficou em 0,22%, o menor patamar para um mês de fevereiro desde o lançamento do Plano Real, em 1994. Vestuário, saúde, cuidados pessoais e alimentação apresentaram queda. Educação e transporte apresentaram alta.

IPCA-15?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é calculado pelo IBGE e é considerada a inflação oficial do Brasil. Seu cálculo é realizado em todo o País levando em conta o consumo de famílias que ganham até 40 salários mínimos mensais. No mês fechado, os preços diários entre o dia primeiro e o último dia do mês, são comparados com o mês anterior. No caso do IPCA-15 o cálculo leva em conta os preços diários entre o dia 16 do mês anterior (no caso janeiro) e o dia 15 do mês corrente (no caso fevereiro), por isso, é considerado prévia da inflação do mês. Bom resultado alinhado com o pensamento do Banco Central que decidiu reduzir a taxa de juros.

E-commerce em alta

O crescimento do e-commerce supera os dois dígitos: em 2019, subiu 23% se comparado a 2018. Isso mesmo tendo o varejo como um todo em baixa. O comércio eletrônico não para de crescer. Já totaliza R$ 75,1 bilhões. Foram mais de 178 milhões de pedidos feitos pelos consumidores brasileiros, representando 22% a mais se comparado a 2018.

Tem que marcar presença

Se você é empreendedor, mesmo tendo presença em lojas físicas ou venda de porta em porta, é importante marcar presença no mundo virtual. Um caminho mais rápido, que tem algum custo, é pegar carona dos marketplaces (shoppings virtuais) já consolidados e abrir para o mundo a oferta de seus produtos. É fundamental que antes disso você cuide da estrutura interna.

Financiamento imobiliário a juros fixos

A Caixa lançou financiamento imobiliária com juros fixos, prefixados. Quem possui relacionamento com o banco terá taxas fixas entre 8% ao ano e 9,5% ao ano. Quem não possui relacionamento a taxa será de 9,75% ao ano. Isso quer dizer que durante toda a vigência do financiamento, que pode atingir até 360 meses, a taxa não se altera.

Condições do financiamento

O financiamento será de até 80% do valor do imóvel. A Caixa reservou R$ 10 bilhões para esta modalidade. E aí é uma boa? Considerando as demais opções disponíveis (TR 6,5% ao ano e IPCA 2,95%) no curto prazo estas modalidades são mais baratas. Acontece que, se por qualquer motivo a inflação voltar, os juros forem majorados (isso pode ocorrer, por exemplo, em uma eventual mudança de governo e de matriz econômica) possuir financiamento com juros prefixados pode ser uma garantia adicional. Se não houver impedimento para portabilidade, caso ocorram mudanças para melhor, pode ser uma opção no futuro mudar de banco. Ter a certeza de que os juros não mudarão oferece mais segurança ao mutuário.

Mude já, mude para melhor!

Ética já! Agradeço as manifestações sobre meu artigo publicado na última quinta-feira aqui no JC tratando deste tema. As pessoas precisam saber o limite ético antes de atacarem biografias construídas com seriedade. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.