Reflexão e Fé

Como está o seu nível de ansiedade?

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

08/03/2020 | Tempo de leitura: 4 min

De certa forma a ansiedade é gerada pelo fato de que somos voltados demasiadamente para nós mesmos e, na ótica de Jesus a cura para ansiedade se encontra em repousar o nosso futuro no Pai celestial. As pessoas dizem que controlar a ansiedade está em mandar embora todo pensamento negativo; a psicologia, em geral, aponta que a ansiedade é um estado emocional de apreensão que causa transtornos, pânico, fobias, stress, distúrbios e etc, e que o tratamento com um profissional é o ideal; contudo, não podemos descartar os apontamentos de Jesus; em Mateus 6.19-21, o nosso Senhor orientou: "Não acumulem tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e furtam, mas acumulem tesouros no céu, pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração". É verdade que o nosso apego excessivo a tesouros materiais gera ansiedade, porem Jesus tem em mente que nada nesse mundo se estabiliza, a moeda e as coisas perdem graça e valor, tudo estrega e até pessoas amadas morrem, então Jesus dá uma dica perfeita em não colocar o coração excessivamente nas coisas desse mundo, porque quando colocamos a nossa expectativa no dinheiro, no investimento, no carro, na casa, na carreira, em pessoas e até em nós mesmos ficamos exauridos, preocupados, ansiosos e ao final, tudo acabará. Então Jesus dá uma bela orientação aos que o seguem: "Mantenham os olhos na eternidade, acumule tesouros no céu, lugar eterno e imune a toda corrosão". De certa forma o mestre banaliza todas essas coisas que nos deixam ambiciosos, fascinados e por fim ansiosos.

Na concepção do nosso Senhor, o problema da ansiedade é de cunho espiritual, é marca do ser humano extremamente cheio de si e vazio de Deus, do ser humano que põe todas as suas expectativas de satisfação em coisas e pessoas; por isso Jesus disse, "não andeis ansiosos por comida, bebida, vestimentas ... porque a vida, que é eterna, vale mais do que tudo isso" (cf. Mt 6.25) - Para muitos é retórica, mas a intenção de Jesus era que pudéssemos crer e confiar no poder e na graça de Deus, então ele faz uma provocação: "Observem as aves e os lírios do campo, o Pai celestial os sustenta, e vocês tem muito mais valor; e quem pode acrescentar uma hora á sua vida, homens de pequena fé!" (cf. Mt 6.26-30) - Obviamente que Jesus não está fazendo apologia ao ócio, mas que no fim é Deus quem provê e mantém a vida e quanto a nós nem podemos adicionar um dia sequer a nossa sobrevivência. Pense, como obtivemos a vida? De onde ela veio? É dom de Deus; o homem é incapaz de criar a vida; Só estamos vivos porque assim Deus decidiu. Portanto lutamos pela sobrevivência, contudo não podemos andar ansiosos porque é Deus quem sustenta e já determinou o fim da vida de cada um no aspecto material. Pra quê se preocupar? Tudo está nas mãos de Deus. Então Jesus nos ensina, não se preocupe, não fique inquieto, desapega, não andeis ansiosos com as coisas dessa matéria!

É incrível que o que foi criado para a manutenção da vida, diga-se, a comida, bebida, roupa e transporte, coisas, se tornou senhor dos homens; às pessoas vivem e desgastam-se por coisas, mas Jesus insistiu: "a vida é mais que isso". Sim a ansiedade é de cunho espiritual no que revela que a pessoa não conhece a Deus ou não confia-o bastante. Logo, a libertação da ansiedade está em libertarmo-nos de nós mesmos o que só poderá acontecer quando a nossa fé for colocada exclusivamente em Deus. Quem é filho e conhece o Pai que tem, possui a convicção de que seu Pai celestial está no controle de tudo e assim tornar-se-á imune a qualquer ataque de ansiedade. E se morrermos? Estaremos com o Pai celestial em seu Reino eterno! No vs. 32 Jesus afirma que os pagãos, é que se preocupam demasiadamente com as coisas dessa vida, são dominados, apreensivos, ansiosos, nervosos - também pudera, não conhecem o Pai celestial e sua providência, mas quem é filho, não se abala facilmente por essa vida passageira. Portanto, busque o Reino de Deus e as outras coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33). Não se preocupe com o amanhã, afinal se Jesus está cuidando de você hoje, assim será sempre; jogue fora a ansiedade porque o Pai celestial cuida de filhos.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

CELEBRAÇÕES: Domingo: 09h30 - Escola Bíblica

19h - Culto de Celebração

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.