Coluna Animal

Serviços para saúde e bem-estar animal

* Comissão de Defesa Animal da OAB * Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (Comupda) presidente: Thaís Boonen Viotto Ferreira

14/03/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Hoje, trataremos de um dos inúmeros serviços destinados para a saúde e bem-estar dos pets: os de estética animal. Muitas pessoas acreditam que levar o animal ao banho e tosa, "pet shop", é algo secundário, não havendo retorno ao animal em saúde e bem-estar, enquanto outros priorizam estes serviços por conhecerem os benefícios ao animal.

A Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB Bauru e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais alertam que antes de escolher o local para levar o pet para tosa e banho, o tutor deve saber que todos os serviços de estética animal devem ser desempenhados por profissionais, e não amadores, e que sejam realizados em estabelecimento comercial que possua médico veterinário que responda como responsável técnico.

Dessa forma, com profissionais capacitados para cuidar do animal é possível prevenir e mitigar os riscos de acidentes durante o procedimento estético, como queimaduras, lesões, choque, reações alérgicas pelo uso incorreto e falha na manipulação de substâncias químicas utilizadas.

Segundo a profissional Lívia Birelo Jabbour, banhista e tosadora, a importância da estética animal para com o pet vai muito além do óbvio de uma aparência bonita, cheirosa e bem cuidada. Os cuidados dentro de um banho e tosa são diversos, pensando também na saúde e bem-estar do animal, realizando, assim, serviços como corte de unhas, limpeza dos ouvidos, higienização das "dobrinhas", no caso de raças como pug e bulldog, banhos terapêuticos, banhos medicinais (com prescrição veterinária), escovação dos dentes, evitando o acúmulo excessivo de tártaro, remoção de subpêlo, melhorando a queda de pelos no período mais crítico, entre outros.

Durante todo o período que o pet passa dentro de um banho e tosa, os banhistas e tosadores já ficam também condicionados a observar todo o comportamento e características daquele animal, podendo, assim, relatar ao tutor se alguma coisa esteja "errada", como por exemplo um ouvido mais sujo e com cheiro forte, que pode ser característica de alguma inflamação/infecção no local, coisas que muitas vezes passam despercebidas pelos tutores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.