Daniela Hueb

Como fazer exercícios em casa e fortalecer o corpo e a mente

05/04/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Prezado leitor,

O isolamento da quarentena mudou completamente a rotina das pessoas. Para aqueles que estão ficando em casa e podem trabalhar de home office, a falta da atividade física tem sido um problema. Com as academias fechadas e a necessidade de sair à rua o menos possível, o jeito é apelar para formas de se exercitar com segurança ficando em casa mesmo – e existem vários jeitos.

Até para quem não está acostumado com os exercícios físicos, se mexer um pouco dentro de casa pode ajudar muito na qualidade de vida em tempos de Covid-19. Trinta minutos de atividades por três ou mais vezes na semana ajudam a qualidade do sono (que, nessa fase, é normal estar fora do normal pela ansiedade), liberam endorfinas – que trazem a famosa sensação de bem-estar, ativam a circulação e melhoram a imunidade, sem falar que ajuda na prevenção de diabetes, doenças do coração e diversas outras.

Por isso, nesta coluna, vou falar de diversos exercícios que podem ser feitos em casa e traz mais paz para nossas cabeças tão cheias de preocupação. Vamos lá?

Exercícios funcionais

Um treino funcional é aquele que coloca as pessoas para andar, agachar, puxar, empurrar, pular e correr, tudo isso em um espaço pequeno. O principal objetivo, além de mexer o corpo e queimar energia, é o desenvolvimento de habilidades como flexibilidade, resistência, força, condicionamento e equilíbrio.

Para fazê-los, existem aplicativos e aulas online que você escolhe a partir do seu nível. Por isso, é fundamental fazer de acordo com suas possibilidades.

Yoga

A yoga trabalha a respiração e a flexibilidade do corpo, além de ajudar a ganhar força, em níveis mais avançados. Existem várias aulas no YouTube que vão trazer muita paz, melhoram a concentração e ainda trazem uma sensação incrível de relaxamento.

Se você é iniciante, comece sem pressa e sem achar que precisa fazer os movimentos mais complexos, como a Tittibhasana e a postura de equilíbrio sentada. Falando em postura, a yoga é uma opção ótima para quem tem problemas posturais.

Meditação

A meditação é uma técnica milenar que ajuda demais nossa mente que parece não conseguir parar de se preocupar em dias como os que estamos enfrentando. Para conseguir meditar, você precisa desenvolver ou aperfeiçoar algumas habilidades, como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente.

A meditação é exatamente isso: ela ajuda a gente a desapegar do passado, parar de se preocupar com o futuro e focar o presente, dando mais valor ao agora. Para começar, você pode ver vídeos e ler um pouco para entender melhor. Mas um exercício ótimo é para por cerca de 15 minutos e apenas respirar, limpando a sua mente. Com o tempo, você vai pegando o jeito com mais técnicas!

Dança

As aulas de dança são as que mais estão lotando o Instagram de lives, vários professores têm feito e você pode acompanhar uma aula – sempre no seu ritmo, é claro. A dança é uma atividade aeróbica que trabalha o corpo inteiro e, ao misturar com a música, deixa a gente ainda mais feliz.

Não precisa ser um superdançarino e saber vários passos, o importante é se mexer e tentar!

Séries de abdominais

O YouTube está cheio de aulas de abdominais, que ajudam a definir os músculos do abdômen. Lembrando que o abdominal define, mas ele, sozinho, não faz você queimar a gordura da região. Para isso, é preciso mesclar também atividades aeróbicas, ok?

Gostou das ideias? Então, vamos a alguns cuidados antes de começar:

•Escolha sempre aulas de professores de educação física ou aplicativos sérios para isso. A orientação de um profissional é mais que básica.

•Não é porque você está em casa que vai malhar de chinelo ou descalço. Use tênis com meias e roupas leves, de ginástica. O tênis é desnecessário para yoga e meditação, claro.

•Respeite seu corpo e suas limitações. O legal é sempre ir notando os avanços aula a aula.

•Deixe uma garrafa com água por perto para ir se hidratando.

•Alongue-se antes e depois da atividade!

Em tempos tão diferentes, a gente faz bem em se adaptar, sem deixar o autocuidado de lado. Por isso, malhe em casa e aproveite as dicas!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.