Com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus, as videoaulas ganharam um novo status. Em Bauru, o D'Incao Instituto de Ensino adaptou seu cronograma e currículo escolar para o ensino online e vem incrementando suas plataformas digitais com modernas ferramentas e novos investimentos.
O diretor da unidade de ensino, Pedro D'Incao, explica que todo o preparo da instituição tem o respaldo de know how específico com uso da tecnologia de ponta para fins educacionais desde 2007. "Posso dizer que, agora, estamos nadando de braçada. Nossos profissionais sempre tiveram conhecimento sobre as plataformas e os alunos também estão habituados, já que nosso trabalho é com um iPad por aluno. Foi uma adaptação rápida. Hoje, nas atuais circunstâncias, é possível notar como foi fundamental incorporar a tecnologia como ferramenta educacional", afirma.
O colégio, que já conta com uma plataforma Learning Management System (LMS), também conhecida em português como Sistema de Gestão de Aprendizagem, para o Ensino Fundamental 1, 2 e Médio, pretende expandir para plataforma de ensino online EdX, que é utilizada por universidades como Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). "Ao invés de reduções, ainda que a escola esteja fechada, estamos mantendo nossos funcionários e salários. Ainda temos investido em novas tecnologias e ferramentas, como essa para o próximo bimestre, para aperfeiçoar nosso trabalho", explica D'Incao.
ESCOLA ONLINE
Por meio das ferramentas online, os alunos do Fundamental 1 continuam com suas atividades, com o currículo adaptado e com a participação da família. "A ferramenta permite interação entre os alunos e os pais são convidados a participar das atividades da plataforma. Todos os dias, há momentos síncronos entre a turma e o professor", diz o diretor da escola.
Esses momentos de interatividade online ocorrem também com o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. "Temos recebido um feedback bastante positivo de alunos e pais a respeito das dinâmicas e da execução das atividades. Também a psicóloga do colégio acredita ser positivo manter a rotina das aulas para a saúde mental dos alunos em quarentena", comenta.
PRÉ-VESTIBULAR
Assim como nos outros níveis de ensino, o D'Incao Vestibulares permanece ativo durante a quarentena. Os alunos que fazem o cursinho ainda contam com mais uma ferramenta que auxilia nas leituras, execução de tarefas e conteúdos online, ainda que tenham em casa todo o material didático do ano. "Nós temos um aplicativo exclusivo para o D'Incao Vestibulares com planejamento, aulas, tutoria, monitoria, assistência da coordenação, material didático e TI, tudo online e full time. Além do NUC, que tem duas psicopedagogas para auxiliar os alunos", explica o coordenador do D'Incao Vestibulares, Antônio Bottino, o conhecido professor Bottinox.