Geral

Invasão de rolinhas provoca muita sujeira e transtorno em praça

Ana Beatriz Garcia
| Tempo de leitura: 2 min

A Praça Salim Haddad Neto, localizada na Vila Nova Cidade Universitária, em Bauru, recebeu novos moradores nos últimos tempos. O local, que tem manutenção particular por parte dos edifícios do entorno, sempre foi um ambiente bastante frequentado por famílias com pets e crianças. Acontece que os novos 'inquilinos' da praça têm causado transtornos à vizinhança.

José Ioca, sub-síndico do Solar Fontainebleau, um dos edifícios responsáveis pela manutenção do local, conta que, nos últimos tempos, rolinhas invadiram a praça causando um espetáculo no céu e uma enorme sujeira na praça. "Do alto do prédio, é até bonito ver a revoada de rolinhas chegando e tomando as árvores no final do dia. Mas a preocupação dos moradores é com relação à saúde pública, já que trazem doenças e bastante sujeira. Os moradores acreditam que sejam aves que ficavam na FOB/USP que migraram para cá", comenta.

Segundo ele, a praça sempre foi muito limpa e bem conservada, mas tem se tornado impraticável com essas aves. "Muitas pessoas de outros bairros já vieram até a praça para fazer festas de aniversário e mantinham a limpeza e preservação da forma que a encontravam. A praça também sempre foi bastante utilizada pelos moradores do entorno", afirma. "Agora, há uma camada de fezes das aves pela calçada, além das penas que se espalharam pelo chão. Não temos como limpar tudo isso", completa.

Ioca destaca também que há a preocupação em relação aos animais, ainda que os moradores queiram solucionar a importunação dos vizinhos de asas. "É a natureza. Tem que ser preservada. Mas gostaríamos que algum órgão responsável pudesse fazer uma vistoria no local e nos ajudar", finaliza.

NÃO ALIMENTAR

Em nota, a Prefeitura de Bauru informa que não há como retirar as aves da praça citada pela reportagem. O Centro de Controle de Zoonoses orienta à população para que não as alimente ou deixem alimentos em locais que elas tenham acesso.

Os moradores também podem solicitar junto à Secretaria do Meio Ambiente (Semma) a vistoria para poda e até substituição de árvores da praça. A solicitação deve ser feita pelo e-mail: meioambiente@bauru.sp.gov.br.

Comentários

Comentários