Reflexão e Fé

Potencial adormecido

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

03/05/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Podemos tentar enxergar as crises de forma diferente. Que bom seria distinguir potenciais onde muitos veem problemas. Imagine se você pudesse encontrar esperança em situações onde os outros veem caos, ou achar oportunidades onde a maioria enxerga obstáculos? Não faltam histórias de líderes que perderam oportunidades únicas justamente por não conseguirem vislumbrar além do imediato. Por exemplo, é conhecida a história do diretor da gravadora Decca Records que recusou fechar um contrato com um novo conjunto musical que surgia chamado 'Beatles'. Seria cômico se não tivesse sido um desastre para a gravadora. Conta-se que a Blockbuster rejeitou uma parceria com a novata Netflix - essa falta de visão foi trágica para a Blockbuster. Mais conhecida ainda é a história da Kodak que falhou mortalmente em não investir no processo de produção da câmera digital. Profissionais, líderes, assim como pessoas comuns erram feio quando não conseguem ver além do cenário imediato. Obviamente que isso não é nada fácil; antes fosse, mas não é.

Por outro lado líderes excepcionais enxergam além das primeiras impressões e fazem o improvável se tornar real e encantam a todos com a habilidade de ir além. Alguém já disse: "Na crise, crie!". Devemos nos esforçar a fim de enxergar oportunidades, em despertar o potencial adormecido, isso porque estamos envolvidos na ciranda da vida, dirigindo a nossa própria vida, a nossa história, nossa família, uma equipe, uma organização, um time, um grupo de pessoas e, caso não haja esforço para enxergar e tentar construir uma nova oportunidade a iminência do fracasso será enorme. Pessoas olharam para Steve Jobs, James Dean, Marilyn Monroe, Ed Murphy, Cher, Luís Armstrong e outros como seres problemáticos até que alguém viu o potencial deles. Na sua família, em sua organização ou equipe quem são os diamantes brutos que com o seu investimento, cuidado e atenção podem tornar-se verdadeiros tesouros? Quais as circunstâncias em que a maioria vislumbra crise e que você com criatividade, inovação e trabalho pode transformar em um cenário favorável?

A Bíblia diz que tudo o que é realizado deve ser feito de todo o coração. "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (Colossenses 3:23-24). Com essa perspectiva, o cristão deve participar ativamente dentro de sua esfera de ação, na formação, no aperfeiçoamento e na transformação da cultura, sabendo que inevitavelmente todo trabalho criativo, assim como todo o potencial desenvolvido em um ambiente comum gerará conflitos, mas que é possível lidar com esses conflitos de forma criativa, sob o processo de amadurecimento em novas ações adotadas no percurso da atuação.

Uma tentação para todos em deixar tudo como está é o de sacrificar princípios de criação e trabalho considerados absolutos. Em geral, relativizamos esses princípios de criação e trabalho a fim de sermos aceitos por nossos pares e assim o nosso potencial vai sendo adormecido e o nosso amanhã refletirá tragicamente um perfil derrotista frente as novas dificuldades que surgirão. Hermisten Maia, doutor em teologia, flexiona a respeito da criatividade e do esforço ao trabalho que vai de encontro aos benefícios da vida: "A dedicação ao exercício da criatividade aliado ao trabalho honesto, fruto do nosso labor é que deve ser a fonte de recursos para a manutenção duradoura de nossa família. Jamais devemos nos aproveitar das necessidades alheias, vivendo simplesmente de transações financeiras ou de explorações variadas que será um calabouço na chegada das crises" (Hermisten Maia).

Portanto despertar o potencial dormente que há em nós irá levar-nos ao caminho da produtividade prazerosa, porque, se depender de nossa natureza humana, ao longo da vida, vamos nos tornando, ainda na fase produtiva da nossa existência, cada vez menos criativos e mais adormecidos, o que atingirá em cheio todo o nosso poder de trabalho produtivo. Então, mande embora o pessimismo e a acomodação a fim de evitar resultados desastrosos em sua vida e, dissemine a criatividade, a inovação, unida a força de trabalho no intento da busca de soluções frente as dificuldades e necessidades. Trabalhar e criar é uma necessidade humana e, antes que você diga que não leva jeito para inovações, que não consegue ver potencial algum adormecido em si, devemos nos lembrar que porções de virtudes do labor e da criatividade encontra-se em todos os seres humanos criados por Deus.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.