Fernanda Cavenaghi

Vamos falar de coloração pessoal?

17/05/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Aquela sua blusa laranja que acabou de comprar fica incrivelmente perfeita na sua amiga, mas quando é a sua vez de usar parece que tem algo de errado com você? Você certamente já deve ter vivenciado situações parecidas como a descrita. Acredite, há explicação para isso! Hoje vamos falar sobre coloração pessoal.

Cada pessoa tem um conjunto de cores que mais favorece os seus traços e o tom da sua pele. E não necessariamente aquela cor que mais gostamos é a que de fato irá nos valorizar.

Apesar das pessoas serem livres para escolher as cores das peças de roupas que vão usar, essa combinação existe para que as pessoas se sintam mais valorizadas fisicamente. Como? Usando uma cor que esteja em harmonia com seu tom de pele.

Cores frias x
cores quentes

As cores podem ser classificadas em cores frias e cores quentes. Conforme mostra o círculo cromático abaixo, nas cores frias predominam o azul e o violeta, passando para o para o verde e até mesmo o rosa. Já nas cores quentes predominam os tons amarelados passando para o laranja e o vermelho.

Na consultoria de imagem utilizamos uma técnica chamada análise de coloração pessoal, que objetiva encontrar a paleta de cores que mais valoriza o tom de pele de uma pessoa. Uma das características analisadas nesta técnica é a temperatura da pele, que assim como as cores, pode ser classificada em quente ou fria.

Vale ressaltar que, no Brasil, é muito difícil falar em peles totalmente frias ou totalmente quentes, uma vez que a miscigenação de raças é muito grande. Dessa forma, falaremos em harmonia quente e harmonia fria.

Em resumo, harmonia fria pede cores frias. Já a harmonia quente pede cores quentes. O objetivo disso é encontrar as cores que mais favoreçam o tom de pele de uma pessoa, ou seja, encontrar as cores que deixam o indivíduo com um aspecto saudável.

Para ilustrar, observe as imagens das atrizes Carolina Ferraz (harmonia quente) e Anne Hathaway (harmonia fria).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.