Geral

Procon de Bauru volta a receber reclamações, apenas por e-mail

Thiago Navarro
| Tempo de leitura: 2 min

O Procon de Bauru voltará a receber reclamações dos consumidores a partir desta segunda-feira (20), em formato virtual. O atendimento será pelo e-mail procon@bauru.sp.gov.br. A coordenadora do Procon de Bauru, Fernanda Pegoraro, destaca que o órgão continuou trabalhando durante todo o período de isolamento, mas o recebimento das reclamações foi suspenso.

As demandas passaram então a ser enviadas ao Procon estadual. Com a retomada do atendimento em Bauru, a ideia é dar mais agilidade aos pedidos.

"O Procon aqui estava trabalhando à distância, cada um em sua casa, até o mês passado, quando voltamos a trabalhar presencialmente, no Poupatempo. Até o momento, estamos resolvendo as pendências de antes da pandemia, 80 processos estavam em andamento, seja para arquivar ou para ir para a Justiça. A partir de segunda-feira, vamos começar a receber as novas demandas dos consumidores", afirma Fernanda Pegoraro.

De acordo com a coordenadora do Procon, a entidade tem oito funcionários em atividade, pois dois estão 'emprestados' para a Ouvidoria da Prefeitura de Bauru. "São servidores da prefeitura, então tivemos dois indo para a Ouvidoria. Os demais seguem trabalhando no Procon. Ainda não temos dimensão de quantas reclamações receberemos a partir de agora, pois há uma demanda reprimida, que vamos saber a partir dessa volta", lembra.

MAIS RECORRENTES

Entre os segmentos em que há mais reclamações por parte dos consumidores, Fernanda Pegoraro cita que são os mesmos há vários anos, como bancos e empresas de telefonia. Já no começo da pandemia houve um aumento de reclamações relacionadas a empresas de viagem e turismo. "Foi mais no começo, depois reduziu", comenta.

Já o comércio de produtos pela internet e descontos em mensalidades de escolas particulares estão em alta. "O que estamos percebendo é um aumento nas reclamações de comércio virtual, já era algo que tinha um grande número de registros, mas cresceu ainda mais na pandemia, pois mais gente tem feito as compras online", frisa. "Já as reclamações a respeito de desconto em mensalidades de escolas particulares também tiveram aumento. Muitos pais tentam fazer a negociação com as escolas, pois as aulas presenciais estão suspensas", avalia.

Nesta retomada dos atendimentos, há a perspectiva de relatos mais tensos dos consumidores, que podem já ter tentado a negociação amigável com as empresas.

"Sem o funcionamento presencial de muitas empresas, a negociação pode ter ficado difícil, muitos já tentaram resolver amigavelmente, mas muitas vezes não conseguem. O consumidor, nesta situação, já está cansado", finaliza.

SERVIÇO

O Procon de Bauru volta a receber as reclamações dos consumidores nesta segunda-feira (20), pelo e-mail procon@bauru.sp.gov.br. A entidade pede que o consumidor mande a reclamação com anexos, como um documento de identidade, foto, comprovante de endereço, e documentos que subsidiem a reclamação. A pessoa deve colocar ainda um telefone para contato, pois o retorno acontecerá por telefone e e-mail até que o Poupatempo reabra normalmente, o que ainda não tem prazo para acontecer.

Comentários

Comentários