Você percebeu que faltam apenas três meses para o novo ano? Então, caso ainda não o tenha feito, já é hora de começar a planejar sua estratégia de marketing para 2021.
De acordo com pesquisas recentes sobre comportamento do consumidor, o item mais importante que fará a diferença para o sucesso do seu negócio será a experiência que o cliente terá com o atendimento na sua empresa.
Quarenta e seis por cento dos consumidores dizem que deixarão de comprar da loja onde os funcionários não atenderem bem ou se não tiverem conhecimento suficiente para sanar as dúvidas sobre o produto que estiverem vendendo.
PERSONALIZAÇAO É A CHAVE
Outro item relevante é a personalização. Quando um cliente vir dois produtos relativamente iguais à sua frente e precisar decidir qual vai comprar, ele optará pela marca que conquistou seu coração.
No filme Minority Report, de 2002, o personagem John Anderton, interpretado por Tom Cruise, é bombardeado por uma série de anúncios personalizados que o chamam pelo nome enquanto ele caminha pela cidade. Na época, isso obviamente era ficção científica, mas agora, duas décadas depois, a imaginação de Stephen Spielberg tornou-se realidade.
Hoje os consumidores podem ser identificados por meio da geolocalização e recebem, nos celulares, mensagens de lojas próximas que oferecem produtos e serviços de interesse deles. Como elas sabem? Por meio do histórico de visitas que o consumidor faz a sites, suas preferências são registradas e disponibilizadas.
FOCO NA RETENÇÃO DO CLIENTE
Outra tendência para o próximo ano é priorizar os investimentos na manutenção dos clientes existentes, em vez de apenas atrair novos. Atrair um novo comprador custa cinco vezes mais do que manter a carteira atual.
EMBAIXADORES DA MARCA
Clientes satisfeitos são ótimos (e gratuitos!) embaixadores e influenciadores da marca. Eles ajudam a aumentar a reputação e o reconhecimento dos seus produtos e serviços porque os divulgam para os amigos e familiares.
Como se vê, embora a inteligência artificial continue a crescer, o foco principal estará nas pessoas. Isso significa que o segredo do sucesso não vai estar na tecnologia, mas, sim, em tornar o marketing mais humano novamente.
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Dia 20 de setembro estaremos de volta. Até lá!