
O Colégio Técnico Industrial (CTI) "Prof. Isaac Portal Roldan" da Unesp em Bauru alcançou 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 e obteve, assim, a melhor classificação do Ensino Médio entre todas as escolas públicas de São Paulo, de acordo com os resultados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Além de ser o melhor do Estado de São Paulo, o CTI figura como o quarto mais bem colocado no Ensino Médio em todo o País.
O Ideb avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Brasil com base nas notas obtidas pelos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota média obtida em matemática pelos alunos do CTI de Bauru foi 393,83, a maior entre as escolas paulistas no terceiro ano do Ensino Médio. A nota média alcançada em língua portuguesa foi 356,23, a segunda mais alta entre todos os colégios paulistas nessa etapa.
"O CTI de Bauru já faz alguns anos que obtém índices que o posicionam entre as escolas com melhor desempenho no Estado de São Paulo. Não fazemos nenhum tipo de preparação específica para estes exames. Isso é fruto do trabalho conjunto realizado no colégio, voltado a projetos interdisciplinares e a vivências de situações práticas que ajudam no aprendizado", afirma André Luiz Dalastti, diretor do CTI de Bauru da Unesp.
600 ALUNOS
Criado em 1967, o CTI "Prof. Isaac Portal Roldan" da Unesp está vinculado à Faculdade de Engenharia (FEB) do câmpus de Bauru e foi encampado pela universidade em 1988. Possui cerca de 600 alunos de Ensino Técnico, sendo que dois terços fazem simultaneamente ensinos Médio e Técnico. O colégio oferece cursos técnicos em Mecânica, Eletrônica e Informática.
Além do curso no câmpus de Bauru, a Unesp mantém outros dois colégios técnicos, em Guaratinguetá e Jaboticabal.