Wagner Teodoro

Mata-mata chegou

11/10/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O Noroeste encerrou a primeira fase da Série A3 como fez a maior parte do campeonato, vencendo. Mesmo jogando apenas para cumprir tabela, bateu o Grêmio Osasco por 1 a 0, no Alfredão, e chegou aos 35 pontos, com 11 vitórias em 15 jogos. A Locomotiva Vermelha trafegou em trilhos tranquilos até aqui na Terceirona. Por competência, fez uma fase de classificação acima das expectativas e cumpriu todas as metas, a de se classificar e de avançar como líder geral. No confronto contra o time de Osasco, que acabou rebaixado juntamente com o Paulista, o Norusca jogou para o gasto. Natural. A equipe teve modificações, poupando jogadores pendurados e, mesmo inconscientemente, é compreensível que os jogadores não entrem com a mesma disposição e se arrisquem menos. Afinal, o que interessa é o mata-mata, onde o Alvirrubro vai encarar o Nacional. Fez um primeiro tempo melhor, quando marcou o gol da vitória. Na segunda etapa, ainda desperdiçou oportunidades e, quando ameaçado, o goleiro Pablo apareceu bem e garantiu os três pontos. Se há algo para se ajustar é principalmente a efetividade do ataque noroestino. É preciso aproveitar as oportunidades criadas. No mata-mata, gol perdido pode custar caro.

A rodada definiu os confrontos das quartas de final. Oito times seguem vivos na briga pela almejada promoção. Além de Norusca x Nacional, os duelos são EC São Bernardo x Batatais, Comercial x Linense (únicas equipes que venceram o Norusca na competição) e Capivariano x Velo Clube. Noroeste e EC São Bernardo são favoritos pelo que apresentaram ao longo da competição. São as equipes mais consistentes. Nos outros dois duelos é bem difícil fazer projeções, tendem a ser mais equilibrados. Ainda assim arrisco que Comercial e Capivariano devem avançar.

O Noroeste é favorito diante do Nacional, mas é bom não se esquecer de que no ano passado o quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados eliminaram os quatro primeiros. O time bauruense, que avançou na quarta posição, caiu frente ao Barretos. E subiram o sétimo e oitavo, o Monte Azul e Audax. Sempre vale a batida máxima de que agora é um outro campeonato.

Imbróglio

E a primeira fase da Série A3 acabou em campo. Em campo, porque seguirá na Justiça. Por suspeita de manipulação de resultados, o Barretos, que se salvou do rebaixamento na "bacia das almas", o Paulista, que caiu, e o Olímpia foram suspensos preventivamente pela Federação Paulista de Futebol e não podem se inscrever em novos torneios organizados pela entidade.

As suspeitas são referentes aos jogos em que o Linense goleou o Barretos por 4 a 0 e o Olímpia venceu o Paulista por 3 a 2. A suspensão veio depois da federação analisar os vídeos dos citados jogos e receber relatórios da SportRadar, empresa com a qual tem parceria e que monitora padrões de apostas em sites especializados. Os casos serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo.

Pouco serve de base

E a Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 0 em estreia nas Eliminatórias. Uma grande atuação de Neymar, que a cada jogo vem dando mostras de que está mais maduro, mais centrado em jogar futebol. Mas, para falar a verdade, o jogo foi algo levemente mais qualificado do que um treino de luxo. A Bolívia já é a seleção mais fraca da América do Sul há alguns anos e ainda veio ao Brasil poupando jogadores para o duelo contra a Argentina, em La Paz, na segunda rodada do qualificatório. Se a Seleção já tinha dever de vencer os bolivianos com time completo, com uma escalação alternativa, virou mais que obrigação. E o time foi lá e fez parte dele. Objetivo, sem firula. E poderia ter sido mais, tamanha a facilidade, mesmo com a Bolívia buscando impor uma retranca.

Diante de um adversário sem seu principal trunfo, a altitude, o Brasil teve méritos. Movimentação, criação de espaços, foi agressivo. Boa impressão. Apesar da Seleção andar meio de lado pela torcida, é bom ver o Brasil goleando e jogando para frente. Mas convém esperar um pouco. O jogo pouco serve de base para avaliar o Brasil. Mais vai valer o duelo contra o Peru, na segunda rodada

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.