Gastronomia

Biscoito ou bolacha?


| Tempo de leitura: 1 min

Com vários formatos, tamanhos e sabores, ele está presente no dia a dia de milhares de brasileiros. Além de indispensável na hora do café da manhã e lanche da tarde, esta delícia também sabe ser polêmica: afinal, o certo é biscoito ou bolacha? Para ajudar a esclarecer essa questão, a Marilan, marca especialista em biscoitos, explica a origem dos nomes e conta um pouco do processo de fabricação.

Biscoito vem da junção das palavras em latim "bis" (duas vezes) e "coctus" (cozido). A técnica de assar o alimento duas vezes é o que garante suas características, como por exemplo, crocância e durabilidade. O termo bolacha surgiu de "bolo", do também latim "bulla", que tem significado de "objeto esférico", com sufixo "acha", que quer dizer diminutivo.

Uma curiosidade é que "biscoito" entrou primeiro na língua portuguesa, talvez por isso ele seja mais popular. No entanto, "bolacha" é muito utilizada no Sul e em São Paulo, mas ainda há regiões que convivem com as duas palavras. Segundo a empresa, as palavras são sinônimas, a preferência se dá por conta de regionalismos e costumes. Sua produção é feita com massa de farinha de cereal, que pode conter ou não açúcar, gordura ou levedura.

Independente do termo, o que vale mesmo é preparar uma receita com o seu tipo de biscoito favorito. Por isso, a Marilan separou três sobremesas especiais com cookies, tortinhas e wafers. São fáceis de preparar e deliciosas! 

Comentários

Comentários