Coluna Animal

Sexta feira 13 x Gato Preto: mitos e verdades

14/11/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Nessa semana a Coluna Animal vai abordar os mitos que envolvem a sexta- feira 13 e a relação que isso tem com os gatos de cor preta, que são considerados sinal de má sorte. Mas de onde vêm todas essas crenças e por que até hoje se fala nisso?

Existem muitas explicações e elas variam de acordo com cada cultura e religião. Vamos a elas:

1ª)Que Jesus teria sido perseguido em uma sexta-feira, 13, e antes disso, realizou a última ceia que contava com 13 pessoas, a somatória dessas duas informações resultou que sexta-feira, 13, é dia de azar.

2ª) Uma outra cita que em uma sexta-feira 13, o rei Francês Felipe IV, teria ordenado a perseguição aos Cavaleiros Templários, por terem se recusado a receber o monarca na entidade.

3ª)Outra explicação para esse mito é da Idade Média em que povos bárbaros invadiram a Europa e foram cristianizados. Então começaram a acreditar que toda sexta-feira, a deusa Friga, deusa do amor e da beleza, se encontrava com o demônio e mais 11 feiticeiras para rogar pragas contra os seres humanos. A partir disso, essa deusa começou a ser considerada uma bruxa.

4ª) A mitologia nórdica explica que o deus Odin se reuniu com 12 deuses para um grande banquete, mas não convidou Loki. Esse por sua vez ficou muito bravo, e como era o deus da discórdia, foi ao evento para provocar muita confusão, por isso a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar para o povo do Norte da Europa.

E qual a relação entre tudo isso e o gato preto? Na Idade Média, os gatos começaram a ser perseguidos, em especial os bichanos pretos, que eram associados a trevas e o fato de os felinos serem animais de hábitos noturnos, reforçava essa ideia. Por esse motivo, os gatos chegaram a ser perseguidos pelo Tribunal da Santa Inquisição.

Diz a lenda que um gato preto, fugindo de uma perseguição, entrou na casa de uma mulher para se abrigar e no dia seguinte, ela apareceu toda machucada com arranhões, então foi associado que ela era uma bruxa e ao cair da noite, se transformava em gato. E que, por isso, cruzar com um gato preto na rua trazia azar. Graças a essa lenda, os gatos pretos, até nos dias de hoje, são considerados sinal de azar por pessoas que acreditam em lendas.

Infelizmente, os animais pretos, em especial os gatos, sofrem preconceito e discriminação até hoje. Protetoras de animais e entidades de proteção animal relatam que os gatos pretos são os últimos a serem adotados e que existe muita rejeição a eles por estarem associados a mau agoro.

A questão da coloração preta é uma mera questão genética que nada interfere no comportamento do animal e muito menos traz azar.

No Egito Antigo, os gatos eram considerados verdadeiras divindades.

Se você tem um gato preto, tenha cuidado especial com ele nesses dias. Se vai doar um gato preto, siga algumas dicas:

•Quando alguém se interessar em adotar, ofereça gatos com pelagem de outras cores e veja a reação do possível adotante;

•Se a pessoa insistir na coloração preta, desconfie. Diga que o gato está esterilizado (castrado) ou que possui alguma manchinha branca na pelagem, pois, muitas vezes, os gatos castrados ou que não são inteiramente negros não servem para rituais;

•Se a adoção for concluída, vá até a casa do adotante e observe tudo cuidadosamente. Faça o adotante assinar um termo de adoção responsável e diga que você faz questão de realizar visitas regulares no período de adaptação, que pode durar até três meses.

•A melhor forma de evitar problemas é não doar gatos pretos nas semanas onde há sextas-feiras 13 ou antes do dia 31 de outubro, conhecido como o Dia das Bruxas ou Halloween.

•Diante de qualquer dúvida ou desconfiança, não corra riscos. Não doe.

Gatos pretos não trazem azar, trazem sorte e muito amor. Seja um defensor de gatos em especial dos gatos pretos. Se presenciar qualquer ato de maus tratos a gatos, denuncie na Delegacia ou CCZ mais próximo de você.

Maltratar animais é crime previsto na Lei 9605/98, artigo 32, com aumento de pena para crimes praticados contra cães e gatos, que prevê até reclusão (Lei Sanção, Lei 14.064/2020).

Mariana Fraga Zwicker

Presidente do COMUPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru)

E mail: comupda.bauru@gmail.com

Facebook: facebook.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.