Política

Guti, do PSD, é reeleito em Guarulhos

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), 35 anos, conhecido como Guti, superou o ex-prefeito petista Elói Pietá, 76, e foi reeleito neste domingo (29). Com 99,91% das urnas apuradas, Guti recebeu 57,82% dos votos válidos, e Pietá, 42,18%.

Ao longo da campanha, os dois candidatos se destacaram entre os demais oponentes ao cargo na cidade que tem a segunda maior população do estado de São Paulo, atrás apenas da capital, com 1,4 milhão de habitantes.

A reeleição confirma a tendência apontada em pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (27), em que o prefeito aparecia com 46% das intenções de voto contra 36% de Pietá. Foram ouvidos 805 eleitores da cidade e a margem de erro era de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. No primeiro turno, Guti obteve 46% dos votos válidos e o ex-prefeito do PT 32%.

Para tentar ampliar a vantagem e superar o ex-prefeito, que governou a cidade de 2001 a 2008, Guti apostou no discurso antipetista nos debates com o rival. Como vice, ele escolheu o vereador Professor Jesus (Republicanos), que é negro.

Guarulhos foi governada pelo partido por 16 anos, ciclo interrompido em 2016, quando Guti, então no PSB, foi eleito, aos 32 anos, o prefeito mais jovem que a cidade já teve.

Comentários

Comentários