Saúde

O importante é ser feliz

Raphaela Ramos
| Tempo de leitura: 1 min

Felicidade é coisa séria". A constatação é do especialista em psicologia positiva Henrique Bueno, que destaca a importância de uma vida mais feliz. "A psicologia positiva é uma ciência que estuda esse assunto com rigor científico. É uma vertente da psicologia tradicional que surgiu a partir da visão de que estava na hora de não apenas compreender as doenças psicológicas, mas entender o que dá certo: como algumas pessoas conseguem ser mais resilientes e positivas", explica Bueno, CEO e Fundador do Wholebeing Institute.

Mas o que é, afinal, a felicidade? O especialista afirma que existem diversas definições e muita subjetividade nesse conceito, mas utiliza a nomenclatura da professora Sonja Lyubomirsky. "Quanto mais experiências positivas e menos negativas se vive, mais feliz se tende a ser. Mas isso sozinho não basta. Precisa também de um componente intelectual, cognitivo, que é avaliar que sua vida vale a pena", explica.

A especialista em psicologia positiva Juliana Carneiro afirma que uma das formas para encontrar a felicidade é por meio do conhecimento das "forças de caráter". Segundo ela, pesquisas sobre o tema identificaram 24 forças que todos possuem, mas cada um tem sua combinação de quais se manifestam de forma mais forte, média e mais fraca. São virtudes como esperança, bondade, gratidão e autocontrole, por exemplo. "As cinco primeiras são as que têm a ver com a sua essência. A partir do momento em que as conhecemos, é preciso colocá-las em ação."

 

Comentários

Comentários