Coluna Animal

Campanha de Adoção no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru nesse fim de semana

12/12/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Nesta semana, a Coluna Animal vai tratar de um tema muito especial, que é a adoção de animais. Todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas, gosta de ter um animalzinho de estimação em seu lar para fazer companhia.

Para quem ainda não tem pets em casa ou pretende ter mais algum ou até alguns, nesse fim de semana o Centro de Controle de Zoonoses de Bauru (CCZ) promove um grande evento de adoção de cães e gatos que, infelizmente, sofreram abandono ou maus-tratos. São cãezinhos e gatinhos com as mais variadas características físicas e de comportamento, para todos os gostos e bolsos. São 80 animais que estão disponíveis para adoção.

A maioria dos animaizinhos que estão para adoção são cães e gatos sem raça definida, ou seja, uma mistura de raças. Essa mistura os torna, geneticamente, mais resistentes , o que é ótimo, animais mais fortes tem menos problemas de saúde é o que afirma Valéria Medina Camprigher, Médica Veterinária do CCZ, Chefe da Seção de Controle de Zoonoses de Bauru.

Valéria ainda elenca outras vantagens de se adotar um animalzinho tais como: a pessoa que adota ao invés de comprar deixa de estimular o comércio de animais de raça que são colocados para cruzar desenfreadamente. Esses animais são considerados matrizes, e em sua maioria, vivem em condições precaríssimas. E o mais importante de tudo isso: quem adota, colabora com a educação da sociedade, mostrando que animais não são mercadorias que se compra e descarta e sim seres que devem ser amados, respeitados e tratados com dignidade.

Outra vantagem de adotar em especial animais adultos é que o pet que já é adulto não vai mais crescer,então para quem tem pouco espaço, o animal adulto já chegou no tamanho que ele ficará para sempre e não causará surpresa como quando se adota um filhote de cachorro sem raça definida que pode crescer muito e por serem adultos são mais independentes.

Quem adota um animal deve pensar se tem tempo de cuidar e passear com ele em coleira e guia apropriadas , condições financeiras para proporcionar uma boa ração, vacinas, vermífugos e consulta com médico veterinário e espaço físico para o mesmo. Quem for adotar é importante adquirir: recipientes para comer e beber água, caminha ou casinha, e uma boa guia e coleira para passeios e ida ao veterinário. Para os gatos, além de tudo o que foi mencionado anteriormente, é importante ter uma caixa de areia para que os felinos possam fazer as necessidades e uma caixa de transporte para idas ao veterinários. Para filhotes é importante ter brinquedos tanto para cães quanto para gatos, evitando assim que eles estraguem objetos e móveis da casa.

Recentemente, a atriz Larissa Manoela protagonizou um episódio de doar o único cão vira-lata que ela tinha, alegando que não tem tempo de cuidar dele, e ficando com todos os outros cães de raça. Esse fato viralizou nas redes sociais, causou muita comoção e fez a sociedade repensar no próprio comportamento. Muitas pessoas alegam que não tem tempo para cuidar de cães quando lhe é oferecido um vira-lata ou alguém pede para que cuide de um vira-lata temporariamente até achar um lar definitivo para ele, mas quando aparece um animal de raça, vemos milhares de pessoas querendo adotar ou dar lar provisório.

Os animais adotados, assim como os comprados, demoram alguns dias e até algumas semanas para se adaptarem ao novo lar e a nova família, isso é normal e esperado, portanto, tenha paciência com o animalzinho que esta chegando, para ele tudo é novidade, um novo espaço e novas pessoas. Caso o animalzinho não tenha se adaptado, converse com o veterinário dele e peça orientações ou contrate um adestrador que muitas vezes em apenas uma consulta pode orientá-lo de como se relacionar com o seu cachorro e/ou gato. Abra seu coração: de uma chance para um animalzinho que precisa de uma lar. Para o evento de adoção do ccz é necessário levar: RG, CPF e comprovante de residência. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está localizado na rua Henrique Hunizcker, 2-17, Jardim Bom Samaritano, Bauru.SP.O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de Dezembro, das 09 às 12 hs.

Thaís Boonen Viotto Ferreira

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru (COMUPDA)

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

E-mail: comupda.bauru@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.