Regional

Marinha fiscaliza embarcações

Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 1 min

Barra Bonita - A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP), organização militar da Marinha sediada em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), iniciou neste mês a Operação Verão 2020/2021 com foco na redução dos acidentes de navegação em toda a sua área de atuação, no total de 370 cidades paulistas. Até 16 de março, serão intensificadas ações de inspeção naval nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas.

Militares da Marinha irão orientar e fiscalizar os condutores com relação a habilitação, conferir regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade dos itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias e luzes de navegação, entre outros.

"Ainda haverá o uso de etilômetros para coibir a navegação sob o efeito de bebidas alcoólicas. O foco principal da fiscalização serão as embarcações de esporte e recreio, como lanchas e motos aquáticas", informa a assessoria de comunicação da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná por meio de nota.

De acordo com a corporação, dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que cerca de 70% dos acidentes de navegação no Brasil envolveram estes dois tipos de embarcações nos últimos quatro verões.

A CFTP pede para que a população auxilie na fiscalização do tráfego aquaviário denunciando irregularidades com embarcações, como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados ou sem habilitação e problemas com coletes salva-vidas. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (14) 3604-1000 e 185 e também pelo e-mail cftp.ouvidoria@marinha.mil.br.

Comentários

Comentários