Reinaldo Cafeo

Pix: será possível efetuar saque em dinheiro

21/02/2021 | Tempo de leitura: 3 min

O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, caiu na preferência do consumidor. O Banco Central brasileiro começa a avançar nas funcionalidades. Anunciou que a partir do mês de junho será possível sacar dinheiro em espécie. Será uma transação simples: o usuário faz uma transferência para o lojista por meio do Pix e receberá o dinheiro em espécie.

Outras funcionalidades

Para este ano outras funcionalidades estão previstas. As novidades são: inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix; integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos nos smartphones; possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes; Pix por aproximação. Vamos aguardar.

A nova lei cambial

O Brasil está prestes ter uma nova lei cambial. A PL 5387/19 pretende modernizar a legislação nesta área. Entre as principais mudanças, está a flexibilização para que as empresas menores, como fintechs, possam também fazer operações que envolvam câmbio, como transferências para outros países e emissão de cartões internacionais.

Vou poder ter conta em dólar?

Esta nova legislação trouxe uma grande expectativa quanto à possibilidade de pessoas e empresas passarem a poder ter conta em dólar ou em outras moedas dentro do Brasil. Isso é realidade em vários países. Isso facilitaria, por exemplo, famílias que têm parentes em outros lugares e ainda as empresas que atuam internacionalmente. O texto remete ao Banco Central a essa decisão. Pelo que apuramos, o Banco Central não pretende permitir a livre movimentação em moeda estrangeira tão cedo. Há receio de que os brasileiros comecem a guardar dinheiro em dólar, por exemplo, abrindo a porta para criar uma moeda paralela. Vamos acompanhar.

Impostos federais atrasados poderão ser negociados

Em função dos impactos econômicos provocados pela pandemia, pessoas físicas e jurídicas poderão negociar dívidas de impostos com a União. Portaria 1696, de 10 de fevereiro de 2021, estabelece as condições para transação por adesão para tributos federais vencidos no período de março a dezembro de 2020. A modalidade estará disponível para adesão a partir de 1º. de março.

O parcelamento

A modalidade permite que a entrada, referente a 4% do valor total, seja parcelada em até 12 meses e o restante em até 72 meses para pessoas jurídicas. Para pessoas físicas pode ser dividido em até 133 meses. Este último parcelamento é extensivo aos empresários individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, instituições de ensino, Santas Casas de Misericórdia, sociedades cooperativas e demais organizações da sociedade civil. Serão reduzidos os valores da multa, juros e encargos. Mais detalhes acesse o portal Regularize.

PIB: crescimento maior só no segundo semestre

Há consenso que este ano será de crescimento econômico. As projeções variam entre 2,8% a 3,5%. A questão é que este desempenho refere-se ao ano fechado, contudo, com a lentidão na aplicação das vacinas, o abre e fecha de muitas atividades produtivas, e ainda a falta de definição da nova versão do auxílio emergencial, o primeiro semestre deve ter baixo desempenho. Se esta premissa se confirmar exigirá dos agentes econômicos estratégias que permitam operar agora no limite possível para obter melhores resultados no segundo semestre. Acompanharemos de perto os principais indicadores econômicos que indicam ou não essa direção.

Mude já, mude para melhor!

Com o passar do tempo começamos a observar que por vezes gastamos energia na direção errada. Não raramente miramos um grande problema, quando a solução dos pequenos problemas, que estão mais próximos de cada um de nós, seja o caminho mais fácil e rápido. Gaste sua energia na dose certa. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.