Reflexão e Fé

Salmo 91

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

07/03/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Deus está trabalhando um milhão de maneiras em tudo. Ele está constantemente trabalhando no mundo de infinitas formas que nunca saberemos. Obviamente, é impossível conhecer a mente de Deus e seus propósitos, mas está claro que Deus é Soberano sobre cada evento na história humana, incluindo o recente surto do Coronavírus que virou o mundo de cabeça pra baixo. A maioria das pessoas rejeitam a ideia de que Deus esteja envolvido com todos assuntos do mundo, principalmente quando o assunto é sobre coisas ruins como esse vírus. Mas o fato é que Deus é a causa final de tudo o que acontece, então, é importante que os cristãos, das diferentes linhas teológicas, reflitam sobre o que exatamente Deus está fazendo nessa pandemia. A epístola de 1 João 5.14 afirma que se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. Logo, Ele nos ouvirá se pedirmos conforme a Sua vontade. É como a oração do nosso Senhor, que sabedor dessa máxima, ao orar ao Pai, para passar dEle o cálice da cruz, arrematou sua oração com, "todavia não seja feita a Minha, mas a Tua vontade" (cf. Mateus 26.39). Em outras palavras, Deus não ouve orações que não estão de acordo com a Sua vontade e, como não sabemos a vontade soberana de Deus para todas as circunstâncias, devemos aprender a expressar, de todo coração, que a vontade Dele seja realizada no final.

Nessa 'interminável' quarentena do Coronavirus, uma oração que podemos fazer é que Deus use toda essa situação para aumentar a nossa afeição por Ele. É bem possível que Deus esteja nessa pandemia, entre outras coisas, atraindo os que lhe tem fé a uma maior vontade de estar junto a Ele; Como Paulo afirmou: "Viver é Cristo, o morrer é lucro" (Filipenses 1.21). Nosso Senhor também revelou aos seus crentes: "Vou preparar-vos lugar ... para onde Eu estiver estejais vós também" (João 14.2,3). Não podemos deixar de acreditar que Deus está fazendo com que todos nós queiramos estar mais próximos a Ele por toda eternidade. Mesmo que seja loucura para alguns, mas acho que Deus usa esses tipos de eventos em grande escala para nos fazer ansiar mais por Ele, afinal o que esperar dessa vida breve, idólatra, passageira, cheia de dores, injustiças, maldades, angústias e desesperos? De certa forma eventos catastróficos como esse que estamos experimentando leva milhares de pessoas a orar mais. Já pensou nisso? O Coronavirus fora de controle dos sábios e entendidos, está expondo a nossa necessidade de depender de Deus em todos os momentos. Também é legítimo pensar, que de certa forma, essa pandemia nos trouxe de volta pra casa, e o iluminado investe na relação familiar com amor, afeto e respeito. Embora, infelizmente, o abuso nos lares também seja uma crescente em todo o mundo, por outro lado é inegável a maior proximidade entre as famílias. Muitas famílias estão percebendo o quão valioso é o tempo de estarem juntas, apesar de todos os desafios. O que eu estou querendo dizer é que mesmo nas dificuldades, Deus trabalha em nossas vidas. Como um bom pai e sábio, Deus nem sempre nos dá o que queremos, mas sempre nos dá o que precisamos e Ele sabe o melhor para nós conforme seus planos eternos.

Onde pode ser encontrada segurança? Seja durante um período de tragédia global quando enfrentamos um novo vírus aterrorizante, ou seja em tempos de relativa paz, a busca por segurança é uma preocupação perene do nosso coração. Fato é que o mundo é um lugar perigoso. Então, onde pode ser encontrada segurança? Como ter esperança na tragédia? Bom, há um Salmo na Bíblia, o 91, que promete eterna proteção e faz gerar esperança em meio as tragédias, medo e ansiedade. O Salmo 91 é um Salmo pra você e para mim e suas promessas valem para hoje. Apesar das suas palavras de livramento, não significa que quem o lê terá total segurança e prosperidade nesta vida. Óbvio que não! Nem o próprio Deus encarnado recebeu do Pai total segurança e proteção nos riscos desse mundo. Ao ler o Salmo 91 não teremos a garantia de que não enfrentaremos crises, dores, ameaças, enfermidades e sofrimentos, violências ou pragas. Mas significa que, no final, aquele que está sob a proteção de Deus, em Cristo, estará seguro. Genuinamente seguro. Com Jesus, aprendemos de forma realista a tirar proveito e crer, mesmo em circunstâncias negativas, em um resgate final de todos os perigos, assim eternamente seguros. Leia esse Salmo, leia a Bíblia e aprenda superar com sabedoria esse mundo perigoso, mas que jamais esteve fora do controle divino.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.