Reflexão e Fé

SALMO 46

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

21/03/2021 | Tempo de leitura: 4 min

"1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. 2 Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, 3 embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. 4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. 5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. 6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo. Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura."

Em dias desesperadores de Coronavírus como precisamos de confiança! No comentário de Mattew Henry, este salmo é uma exortação a confiar em Deus, em seu poder, providência e na sua maravilhosa graça até mesmo nos piores momentos da vida. Nossa esperança em Deus através das promessas em Cristo, gera em nosso coração amparo, confiança e quietude. Ainda em tempos penosos de adversidades, aquele que tem Deus como seu refúgio e fortaleza, de um jeito sobrenatural experimenta gozo e consolo. Os dias são ruins, nos cuidaremos, mas não temeremos embora o mundo seja sacudido em fúria. Deus vem em nosso auxílio desde o romper da manhã. O salmo nos convida a observar as grandiosas obras de Deus na criação: "Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra". Portanto, parem de lutar, saibam que Deus está no controle da história humana e de cada um individualmente. Os que tem o ??????? (YHWH - Iahweh) como refúgio podem dizer: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Com o SENHOR em nossa peregrinação, até à própria morte enfrentaremos sem temor, porque sabemos que Ele cuidará de nós para sempre.

Então, Deus é o nosso refúgio e fortaleza e não o sistema ou a força humana, por isso, a vanglória dos cristãos está em Jesus, o único Deus vivo e verdadeiro. Muitos ostentam firmados em seus próprios alicerces, protegidos em seus portões de ferro, mas Deus é o melhor refúgio na hora da angústia. Quando o tempo traz a guerra, catástrofes, fomes e pestes, ??????? YHWH - Iahweh o SENHOR coloca seu povo num lugar muito melhor do que qualquer outra proteção fugaz. Então, que possamos aprender com esse salmo e dizer nesses dias de tragédias: "Ele é meu refúgio e fortaleza". Jamais nos esqueçamos do fato de que Deus é o nosso refúgio neste exato instante, no presente imediato, tão verdadeiramente quanto ao dia em que o grande rei Davi fez essa oração profética. Deus somente, é nosso tudo e sobre todos os que Nele confiam. Todos os outros refúgios são efêmeros, todas as outras forças são fraquezas na verdade, porque o poder absoluto da vida pertence somente ao eterno criador. Deus é todo-suficiente, a nossa defesa e força igualmente em todas as emergências. Ele é socorro bem presente na hora da angústia e no temor quem o procura encontra-o. Deus nos prova a confiar. Ele tem testado e provado seu povo na terra a confiar.

O que virá em 2021? Ninguém sabe, mas de uma coisa temos certeza, Deus permanece sendo o nosso socorro verdadeiro, eficaz e permanente. Ele é mais presente do que um familiar ou amigo mais chegado, mais presente do que qualquer problema que surja. Deus está presente e conosco continuará por toda eternidade. Esta verdade é confortante, Ele é um amigo na necessidade, um amigo de fato que enche o coração de harmonia e convicção. Quando as trevas lhe cobrir, e ela irá lhe cobrir dia ou outro, encoraje o seu espírito e declare o Salmo 46: "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade". Deus é uma fortaleza firme, uma rocha inabalável na hora do perigo, escudo e proteção em cada confronto nessa vida. Talvez nem tudo dê certo, e é bem capaz que não dê mesmo, mas faça de Cristo a sua suficiência por toda eternidade, aconteça o que for nessa vida passageira.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

58 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.