Reinaldo Cafeo

Pandemia derruba em quase 2 anos expectativa de vida

18/04/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Estudo aponta que o brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores liderados pela demógrafa Márcia Castro, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Em média, bebês nascidos no Brasil em 2020 viverão 1,94 ano a menos do que se esperaria sem o quadro sanitário do País. A projeção cai de 76,7 anos para 74,8 anos.

Voltamos ao nível de 2013

A esperança de longevidade dos brasileiros retornou ao patamar de 2013. O Brasil vinha observando ano a ano crescimento na expectativa de vida. Vale lembrar que este indicador é a estimativa de quantos anos uma determinada população nascida em um dado ano deve viver. É um indicador de qualidade de vida e compõe o cálculo do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Dados sanitários do ano passado indicam queda na qualidade de vida. Consequências da imprevisível pandemia e a negligência brasileira em seu combate.

Setor de serviços reagindo

O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 3,7% em fevereiro em relação a janeiro deste ano. Com esta alta finalmente o setor recuperou as perdas provocadas pela pandemia, atingindo 0,9% superior ao nível de desempenho de fevereiro do ano passado, mês anterior ao anúncio da pandemia. Os dados são do IBGE.

Inflação do aluguel: prévia atingiu 31,74% em 12 meses

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) que calcula o Índice Geral de Preços, preferido pelos proprietários de imóveis, atingiu 31,74% em 12 meses na prévia deste mês. Trata-se do IGP-10. O resultado do mês atingiu 1,58%. Neste ano o índice acumula 9,16%.

A série dos IGPs

A FGV divulga o IGP em três versões no mês. O IGP-10 leva em conta preços pesquisados (preços no atacado - ao produtor, ao consumidor e da construção civil) entre os dias 11 do mês anterior e o dia 10 do mês corrente. O IGP-M considera o período que vai entre o dia 21 do mês anterior e dia 20 do mês corrente. E o IGP-DI é calculado no período do mês fechado (do dia primeiro até o último dia do mês). Lembrando que os preços no atacado (ao produtor) pesam 60% do índice, enquanto os preços ao consumidor pesam 30% e a construção civil 30%. A FGV estuda desenvolver outro índice para servir de base para reajuste do aluguel.

Déficit primário em R$ 170,5 bi em 2022

Mesmo considerando as incertezas no tocante ao Orçamento do governo central para este ano, a equipe econômica comandada por Paulo Guedes encaminhou ao Congresso a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária, projetando déficit primário de R$ 170,5 bilhões para o ano que vem. Para chegar neste valor a equipe considerou crescimento econômico de 3,2% para este ano e 2,5% para o ano que vem. Com isso projeta uma relação dívida bruta/PIB na ordem de 86,7%.

Déficit primário?

O resultado primário, que pode ser superávit (quando há sobras de recursos) ou déficit (quando há falta de recursos) é a diferença entre a arrecadação tributária e as despesas previstas para sustentar a máquina pública, contudo, sem considerar o valor pago de juros sobre a dívida pública (neste caso seria resultado nominal). Para ficar mais simples: pense em sua casa - apure sua renda anual, deduza as despesas do ano sem considerar os juros que você paga sobre algum empréstimo. Este é o resultado primário.

Mude já, mude para melhor!

Estamos à espera de dias melhores. Passamos um momento delicado no tocante a saúde pública, e cada vez mais os nervos estão a flor da pele. Miséria de um lado, fechamento de empresas e desemprego de outro, isso tudo tendo que conviver com mortes cada vez mais próximas de cada um de nós. Muita fé e oração para estes dias melhores efetivamente cheguem. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.