Cultura

Online e gratuito, curso aborda o legado feminista do samba

Ana Beatriz Garcia
| Tempo de leitura: 2 min

A partir da próxima terça-feira (22) até 13 de julho serão realizadas atividades do curso online e gratuito "Bênçãos, saias e cantos: a história feminista do samba", com Naira Marcatto. Promovido pelo Sesc Santo Amaro a ação está com inscrições abertas e abordará a memória do samba por meio de mulheres protagonistas para edificá-lo na cultura popular.

Ao todo serão quatro encontros que buscam instrumentalizar interessadas e interessados para a compreensão dos muitos papéis fundamentais da presença feminina na criação, desenvolvimento e estabelecimento do gênero musical brasileiro como elemento de coletividade e sua primordialidade.

A programação do curso - que será sempre às terças-feiras - passará pelos temas "A participação feminina na constituição do samba na urbanidade", "O samba como identidade nacional: as mulheres da rádio", "Carmem Miranda: samba tipo-exportação", "As vozes ocultas do mainstream", "As mulheres na escola: pastoras, costureiras, passistas, cozinheiras e baianas", "O advento de Elizeth Cardoso e o nascimento de Clara Nunes", "Beth Carvalho e Alcione: o estabelecimento de uma estética", "Nara Leão e a redemocratização do samba" e, por fim, "As herdeiras desse legado existem?".

PESQUISADORA

Quem comandará as aulas será a cantora e pesquisadora musical Naira Marcatto. Bacharel em Música Popular, foi orientada pela cantora e pesquisadora Regina Machado (Universidade de Campinas - UNICAMP) com quem trabalha desde 2010. Pós-graduanda em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina, é preparadora artístico-vocal tanto no teatro quanto na música e, sua pesquisa sobre samba remonta à sua participação na fundação do Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Amigos da Vila Mariana e em atividade Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, quando teve seu apadrinhamento artístico realizado pelo patrono da escola, Seu Nenê.

SERVIÇO

O curso "Bênçãos, saias e cantos: a história feminista do samba" será de 22 de junho a 13 de julho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo https://inscricoes.sescsp.org.br

Comentários

Comentários