Coluna Animal

Tosse dos canis

19/06/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar de uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano, chamada traqueobronquite infecciosa canina, popularmente conhecida como tosse dos canis.

A medica veterinária Leticia Cristina Alvarenga (@mundo a parte) explica que a traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis) é uma doença respiratória contagiosa causada por agentes virais e bacterianos, com destaque para o vírus da parainfluenza canina, adenovírus canino tipo 2 e a bactéria bordetella bronchiseptica. Geralmente, manifesta-se em até cinco dias pós-infecção sob a forma não complicada, que inclui apenas tosse (produtiva ou improdutiva, suave ou ruidosa). Contudo, pode evoluir para pneumonia, com aparecimento de sinais sistêmicos.

A transmissão se dá quando o animal é exposto a agentes causadores da tosse dos canis (contato com outros animais, passeios em locais públicos, visitas a pet shops ou exposições). Trata se de uma doença que normalmente acomete caninos. A veterinária orienta que o tutor deve observar se o canino está com tosse, se estiver, é importante procurar o quanto antes um médico veterinário, porque a tosse pode evoluir para uma pneumonia, com o aparecimento de sinais sistêmicos. O melhor tratamento é a prevenção, que é feita através de vacinas especificas que somente o médico veterinário pode prescrever.

A tosse dos canis, se propaga mais facilmente quando o ambiente tiver grande número de animais.

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (Comupda) e a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) orientam que no inverno, o tutor deve proteger o animalzinho do frio, com uso de caminhas, casinhas, roupas, cobertores, matas e que nunca medique seu pet por conta própria, haja vista o risco grande de medicamentos humanos intoxicarem animais, podendo levar a sua morte, devendo sempre levar seu animalzinho para consultas ao médico veterinário, somente ele poderá consultar e prescrever o melhor tratamento para o seu pet.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

E mail: comupda@gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.